Voluntários são essenciais nas ONGs

YD Comunicação - 03/09/2021

A ajuda é mútua neste trabalho, pois há troca para quem ajuda e para quem recebe. ONGs de queimados contam sobre a importância 

Doar tempo, conhecimento e carinho para ajudar pessoas. Assim é o trabalho dos voluntários em uma organização não governamental (ONG). Não há lucro na prestação de serviço. A motivação baseia-se nos valores de entrega existencial e participação social. O trabalho dos voluntários é essencial para manter as instituições em constante funcionamento. Não há um perfil para ser voluntário, basta querer. 

Rosa Irlene, coordenadora do Núcleo de Proteção aos Queimados, assistência aos Sobreviventes de Queimaduras (NPQ), conta que todo o grupo da instituição é formado por colaboradores que incluem advogados, profissionais da saúde e sobreviventes. “Ser voluntário é não ficar acomodado, é agir e querer transformar. Se dedicar e acreditar na defesa da causa. Sem voluntários o terceiro setor não conseguiria sobreviver”. 

Segundo Tatiane Felix, presidente do Centro de Acolhimento aos Sobreviventes de Queimaduras e feridas (Sobreviva), ser voluntária é se colocar no lugar do outro e tentar, da melhor forma possível, proporcionar a ajuda necessária de forma imediata. “O voluntariado nos ajuda a manter nosso espaço em plena ordem de funcionamento. Cada um contribui com que pode ofertar, atendendo a demanda específica de cada caso enviado a nós”. Ela faz um convite para que visitem o espaço e conheçam os projetos da instituição.

As ONGs que têm como público as vítimas de queimaduras também contam com pessoas que passaram pelo trauma, como a presidente da Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimaduras (Anaviq), Alexandra Bilar, que sofreu uma queimadura na fase adulta. Para ela, o trabalho na ONG a ajudou a ressignificar a própria história.

“Ser voluntário no atendimento ao queimado requer saber ouvir e acolher as demandas dos próprios queimados, tendo empatia no que tange às questões físicas, emocionais e sociais. É se articular em busca de direitos e melhorias no tratamento e na divulgação de prevenção”, destaca. 

Elaine Tacla, presidente do Instituto de Políticas e Atenção em Queimaduras (IPAQ), conta que, para ela, é como uma missão ser voluntária, atuante e envolvida com queimado. “O poder público não dá a devida importância como problema de saúde pública a pacientes vítimas de queimaduras. Deveríamos ter essa ação de uma maneira realmente intensa desde o momento da prevenção. Hoje, temos apenas o dia 6 de junho como o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras e poucas pessoas sabem”, destaca Elaine.

Retomada – Segundo a diretora presidente da Associação dos Portadores de Sequelas de Queimaduras (APOSEQ), Ana França, eles estão se organizando para retomar as atividades de forma segura, tanto para os beneficiários como para os voluntários e costureira das malhas. “O trabalho voluntário realizado pelo grupo de voluntários da associação é de grande relevância pra as vítimas de queimaduras, uma vez que, sem ele essas pessoas não teriam acesso a alguns insumos que, por vezes, o Sistema de Saúde Pública não tem como ofertar”. 

O Projeto CampSamba está suspenso no período de pandemia, mas de acordo com a diretora Midiã Zarpelão, os voluntários são acolhidos com as devidas informações e orientações para atuar no projeto. Como colaboradores, eles contribuem com atividades e meios que promovam a autoconfiança, aumento da autoestima e interação social das crianças que participam do acampamento. 

Data comemorativa – Em 28 de agosto de 1985, foi instituído o Dia Nacional do Voluntariado, no Brasil. Internacionalmente a data é comemorada dia 5 de dezembro. O dia foi instituído para conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas na causa, além de promover diversas ações pelo mundo. 

Conheça as instituições e saiba como se voluntariar: 

- Associação dos Portadores de Sequelas de Queimaduras (APOSEQ)

Telefone: (61) 98142-4833

- Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimadura (Anaviq)

Site: http://anaviq.org.br/

Telefone: (11) 93057-2221

- Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (Amasq)

Redes sociais: Instagram:@amasq_queimaduras/ Facebook: amasq.queimaduras

Telefone: (99) 98500-3683

- CampSamba

Site: https://www.campsamba.com.br/

Telefone: (81) 98843-9731

- Centro de Acolhimento aos Sobreviventes de Queimaduras e feridas (Sobreviva)

Rede Social: Instagram: @ongsobreviva/ / Facebook: ongcavqfanapolis

- Instituto de Políticas e Atenção em Queimaduras (IPAQ)

Site: https://ipaqbrasil.wixsite.com/website 

Rede social: @ipaqbrasil

- Núcleo de Proteção aos Queimados Assistência aos Sobreviventes de Queimaduras (NPQ)

Site: https://npq.org.br

Telefones: (62)3224-3842 / (62) 99982-7119