- 19/11/2025
A espera acabou! Estão abertas as inscrições para o XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras, que será realizado em Campinas (SP) nos dias 11 e 12 de junho de 2026. Para isso, basta entrar no site oficial do evento e seguir as instruções.
A inscrição será confirmada após a comprovação do pagamento, e o valor será gerado automaticamente de acordo com os prazos e valores estabelecidos na tabela de inscrição.
Até o dia 15 de dezembro o valor da inscrição é promocional e associados da Sociedade Brasileira de Queimaduras com a anuidade em dia terão valor diferenciado. Inscrições em grupo também receberão descontos de até 20%, a depender da quantidade de pessoas.
O Congresso será precedido pelo Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), nos dias 9 de 10 de junho de 2026, com o objetivo de capacitar profissionais para o primeiro atendimento às vítimas.
O Congresso
Em sua 16ª edição, o CBQ reúne, em dois dias inteiros, centenas de profissionais do Brasil e do exterior para discutir políticas públicas, inovações, novas tecnologias, tratamentos e prevenção de queimaduras.
“Este evento é o ponto de encontro da comunidade de queimaduras no Brasil, um espaço de diálogo, atualização científica e construção coletiva de conhecimento”, destaca o presidente do XVI CBQ e presidente regional da SBQ de São Paulo, o médico Jayme Adriano Farina Júnior.
Ele complementa que as queimaduras continuam sendo um importante desafio em saúde pública, e “somente por meio da cooperação interdisciplinar e do intercâmbio de experiências seremos capazes de avançar em protocolos mais eficazes, processos mais humanizados e estratégias mais amplas de prevenção”.
Conforme ressalta a presidente da SBQ, a médica Kelly Araújo, a SBQ tem como missão promover educação continuada, estimular a pesquisa, fortalecer redes assistenciais e atuar firmemente na prevenção. “Por isso, o CBQ tem sido cuidadosamente planejado para oferecer uma programação diversa e de alto nível, abrangendo desde avanços clínicos e cirúrgicos até debates estratégicos sobre gestão, inovação, capacitação e ações de saúde pública”, ressalta.
A programação científica está sendo estruturada pela Comissão Científica e contará com quatro salas simultâneas, contemplando todas as áreas que participam do cuidado ao paciente queimado.
Estão previstas 67 atividades, entre conferências, rodas de conversa, mesas-redondas, talk shows, sessão “pró e contra”, temas livres, além da participação das ligas acadêmicas, atividades patrocinadas e treinamentos práticos “hands on”.
Um dos momentos mais esperados será o lançamento das Recomendações elaboradas pelos Comitês da SBQ, que têm como objetivo padronizar e orientar o tratamento das queimaduras no Brasil. O lançamento marca o encerramento do ano comemorativo dos 30 anos da Sociedade Brasileira de Queimaduras.