- 21/10/2025
A Sociedade Internacional para Queimaduras (ISBI) abriu uma nova chamada para o Programa de Avaliação de Centros de Queimados da ISBI, que tem como objetivo melhorar o atendimento a pacientes queimados em países de baixa e média renda (LMIC).
As inscrições para o ciclo 2026 devem ser feitas até as 17h de 1 de novembro (horário dos EUA), pelo site da ISBI. Não é necessário ser membro da ISBI para se inscrever ou participar do programa, embora a filiação seja incentivada. O comitê de seleção da ISBI analisará as candidaturas e escolherá os centros de queimados que serão visitados em 2026.
O programa consiste em visitas a centros de queimados, com o propósito de avaliar seus recursos e estruturas e criar um plano de ação para aprimorar o atendimento oferecido aos pacientes. O processo de avaliação será altamente inclusivo e a expectativa é que todos os centros possam participar continuamente do Programa de Avaliação de Centros de Queimados da ISBI.
“O programa é uma espécie de auditoria que a ISBI está oferecendo para países em desenvolvimento. Eles estabelecem um planejamento de melhorias para que o centro de queimados possa sanar as dificuldades para que se alcance um atendimento com segurança e com qualidade aos pacientes queimados”, explica o representante internacional da SBQ, o médico Eduardo Ioschpe Gus.
Entre os centros já avaliados pelo programa estão o Hospital Simón Bolívar e as fundações Santa Fé de Bogotá e Hospital San Vicente, Medellín, os três na Colômbia, e a Unidade Nacional de Queimados Infantis, na Costa Rica.