YD Comunicação - 23/08/2022
Conheça a ONG que presta assistência aos sobreviventes de queimaduras em Goiânia.
No dia 28 de agosto é comemorado o Dia do Voluntariado no Brasil e, para celebrar, vamos apresentar, neste texto, o trabalho do Núcleo de Proteção aos Queimados, que atua em Goiânia, em Goiás. Ao longo do mês, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) vai publicar entrevistas que apresentam o trabalho que as ONGs fazem e despertam o interesse de ajudar o próximo. Nesta edição, as respostas foram dadas pela coordenadora-geral do Núcleo, Rosa Irlene Serafim.
Quando começou a ONG?
O Núcleo de Proteção aos Queimados começou suas ações em 1984, com campanhas informais de prevenção levadas às escolas de ensino fundamental. Em 1998, o doutor Nelson Piccolo recebeu um prêmio pela Sociedade Internacional de Queimaduras, que reconheceu seu pioneirismo e esforço para cuidar dos pacientes queimados, o que possibilitou a fundação jurídica do Núcleo de Proteção aos Queimados, em 1999.
Qual o motivo do Núcleo ter sido criado?
Com o prêmio recebido pelo doutor Nelson, foi possível doar 300 cirurgias de reconstrução a crianças queimadas e com sequelas funcionais. A existência do Núcleo se mistura com a história da família Piccolo, que é pioneira no tratamento de queimados em Goiás, pois eles entendiam que não era somente tratar a queimadura, os pacientes queimados precisam de toda assistência, também, social, e assim surgiu o Núcleo.
Onde é e como é a atuação?
O Núcleo de Proteção aos Queimados é uma instituição não governamental sem fins lucrativos, que atua em Goiânia/GO, que teve o início de suas atividades no ano de 1984 e fundado juridicamente em 1999, com missão de contribuir na assistência e proteção à pessoas sobreviventes a queimaduras.
Como começou a sua história como voluntário?
Minha história como voluntária surgiu em 2001, pois via que muitas vítimas de queimaduras são pessoas carentes e sofriam muito, pois é uma dor constante. A família toda é envolvida, são sequelas no corpo e na alma. Eu convivi com um capitão da Marinha que foi queimado e teve seu corpo mutilado. Vendo essa realidade de perto e quando fui apresentada ao tratamento de pacientes queimados no meu quarto semestre da faculdade, eu e outra colega resolvemos que nosso trabalho final do curso de Terapia Ocupacional seria sobre paciente queimado. E, desde então, meu trabalho é voltado para esse paciente.
Por que escolheu ser voluntário no atendimento a queimados?
O trabalho voluntário é extremamente gratificante. Quando atingimos o que propomos com o trabalho voluntário, nos sentimos completamente úteis. Eu falo meu trabalho todos os dias no Núcleo de Proteção aos Queimados e sou voluntária, sócia, contribuo, participo, ajudo. Manter uma instituição do terceiro setor não é fácil, contamos muito com doações e lutamos sempre para manter a instituição funcionando e atender ao sobrevivente.
Qual o trabalho que realiza com pessoas vítima de queimaduras?
Sou terapeuta ocupacional, trabalho com reabilitação, tenho grupos de artesanatos e atividades grupais, faço trabalhos de prevenção e sou coordenadora do Núcleo.
Como ser voluntário na Ong?
Para ser voluntário do Núcleo de Proteção aos Queimados basta entrar em contato comigo (Rosa Irlene) pelo número (62) 99982-7119, ou pelo site da ONG.