- 07/01/2026
A nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) acaba de ser publicada. O volume 24 número 3 conta com três editoriais, dois artigos originais, um artigo de revisão e dois relatos, sendo um de experiência e outro de caso. A versão em PDF pode ser acessada por inteiro no site da RBQ.
Um dos editorias é assinado pelo editor-chefe da revista, o médico Fabiano Calixto Fortes de Arruda, que trata sobre as tecnologias emergentes na avaliação de profundidade e extensão de queimaduras.
O cirurgião plástico Pedro Soler Coltro assina o editorial cujo título é O impacto macroeconômico global das queimaduras, onde ele destaca que as consequências macroeconômicas das queimaduras são, em grande parte, desconhecidas em muitos países de baixa e média renda.
Um terceiro editorial foi escrito pelo também cirurgião plástico Bruno Barreto Cintra, destacando que as queimaduras são uma patologia social que demanda atenção global e local.
Entre os artigos, um deles destaca o impacto da Covid-19 nos casos de queimaduras em crianças. O objetivo do estudo foi comparar o perfil epidemiológico dos pacientes pediátricos queimados durante o isolamento e após a liberação das medidas sanitárias, avaliando o impacto do isolamento na população.
O artigo de revisão também teve como foco as crianças, cujo objetivo foi identificar e sintetizar as informações sobre as repercussões das cicatrizes de queimaduras no público infantil.
O relato de experiência fala de um estudo realizado em uma UTI no Oeste Catarinense, em que foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) que descrevia aspectos conceituais de queimadura, agente causador, profundidade, extensão, gravidade e fase da queimadura, além dos cuidados interdisciplinares nas fases iniciais, intermediárias e tardias do paciente grande queimado.
E o relato de caso mostra a intoxicação por cianeto tratada com altas doses de hidroxocobalamina. O caso ilustra a importância do reconhecimento precoce da intoxicação por cianeto em vítimas de incêndio e destaca o papel da hidroxocobalamina como terapia segura e eficaz, mesmo em doses cumulativas elevadas, quando acompanhada de monitorização rigorosa. Discutem-se os fundamentos fisiopatológicos do tratamento, o raciocínio clínico para o ajuste de doses e as possíveis implicações para protocolos institucionais em unidades de queimados.
Submissão de trabalhos
A RBQ é o órgão oficial de divulgação da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Trata-se de publicação quadrimestral, com circulação regular desde 2001, indexada na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e publica artigos destinados a elevar o padrão do cuidado, por parte da equipe multidisciplinar, bem como, a promover o debate sobre o tratamento do paciente queimado.
Ela é um periódico de submissão gratuita, de acesso livre, que publica artigos nos idiomas português, inglês e espanhol. Para quem quiser publicar na revista, basta entrar no site para conferir as regras de submissão.