- 05/02/2026
Os profissionais de saúde e estudantes que tiverem interesse em submeter trabalho para o XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras têm até 25 de maio para enviar os resumos e até 18 de maio para envio do template do pôster digital.
Para o envio do trabalho, é necessário que o autor que fizer a submissão esteja inscrito no CBQ e o pagamento seja feito em até dois dias úteis após a divulgação do aceite. Passado este período, caso o pagamento não seja realizado, o trabalho será excluído do programa do congresso.
As submissões dos trabalhos científicos serão realizadas exclusivamente pelo site do congresso.
Não há limite de trabalhos inscritos por CPF. Cada autor poderá ser apresentador de, no máximo, três, independentemente do formato da apresentação. No ato da submissão deverá ser informado o nome do apresentador de cada trabalho.
Podem ser enviados estudos originais, revisão sistemática, relato de caso ou relato de experiência nas áreas médica, de gestão, fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, educação física e farmácia.
Premiação
O CBQ ainda prevê premiações para os melhores trabalhos. Para concorrer a prêmio, o trabalho deverá alcançar, pelo menos, 80% da pontuação total. Os Temas Livres selecionados para apresentação oral terão seus resumos publicados na Revista Brasileira de Queimaduras.
Os trabalhos selecionados pela comissão Julgadora para concorrer a prêmio deverão ser enviados na versão completa até o dia 30 de maio de 2026, pelo sistema de inscritos. Deverão ser formatados de acordo com as normas da Revista Brasileira de Queimaduras.
São quatro premiações: Prêmio Nelson Piccolo, que visa incentivar os profissionais para que continuem a aprimorar o tratamento das queimaduras no país; Prêmio Elisabeth Greenfield, que seleciona trabalho apresentado por enfermeiro ou estudante de graduação, envolvendo as temáticas assistenciais e/ou gestão; Prêmio Projeto Cris, que premiará trabalho de candidato com formação nas área de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, nutrição e educação Física; e Prêmio Roberto Chem, visando incentivar os autores a continuarem se dedicando à pesquisa no desenvolvimento de técnicas relacionadas à cobertura temporária ou permanente das lesões causadas por queimaduras.
Todas as regras detalhadas para submissão de trabalho e as premiações estão no site do CBQ, onde também é possível fazer a inscrição e pegar todas as informações sobre o evento que será realizado em Campinas nos dias 11 e 12 de junho deste ano.