- 21/10/2021
Não existem restrições para pessoas em tratamento se imunizarem
A vacinação contra a covid-19 está avançando em todo o país. Todos os imunizantes aplicados são indicados para todos, até mesmo para pacientes em tratamento contra queimaduras.
Segundo a enfermeira do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Daniela Matias, a imunização é uma arma poderosa de reforço à saúde dos pacientes queimados que já se encontram com a imunidade abalada pela queimadura e sua resposta fisiológica.
“A única orientação que fazemos é que o paciente aguarde a alta hospitalar para receber a vacina, para que não haja sobreposição de sintomas e sinais de possíveis reações vacinais com as queixas associadas ao tratamento das lesões pela queimadura”, explica Daniela.
A enfermeira lembra, ainda, que vacinas salvam vidas e não devem ser suspensas ou atrasadas, exceto por situações bem peculiares e específicas.
IMUNIZAÇÃO – Nesta semana foi comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Há 48 anos, o Brasil se tornou referência na área com a implementação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a última atualização do site do Ministério da Saúde, no dia 20 de outubro, 262.742.705 brasileiros a partir de 12 anos já haviam tomado, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid 19. Destes, 110.980.594 pessoas estão totalmente imunizadas com a dose única ou a segunda dose.
Mesmo as pessoas vacinadas devem continuar com as medidas protetivas como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.