Unidos impulsionando o Junho Laranja

YD Comunicação - 03/06/2022

Toda ação é válida para intensificar a prevenção das queimaduras

A união faz a força. Isso vale, e muito, para a campanha Junho Laranja, da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Com o tema Comunidade Segura, Livre de Queimaduras, serão abordados os cuidados a serem tomados em situações rotineiras e cotidianas das pessoas. Instituições, organizações não governamentais (ONG), órgãos públicos e privados, imprensa e a comunidade participam e ensinam a prevenir queimaduras. 

Um dos apoiadores deste ano será o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), órgão colegiado composto por corporações de bombeiros militares de todo o país, que participarão de vídeos esclarecendo dúvidas da comunidade.

“Cada uma destas corporações, dentre as suas missões constitucionais, tem o dever de salvar e valorizar vidas e as campanhas de prevenção como o Junho Laranja, por exemplo, são indispensáveis para conscientizar a sociedade sobre acidentes que podem causar queimaduras que vitimam muitas pessoas no Brasil”, conta Edgard Estevo da Silva, presidente do Ligabom e coronel Bombeiro Militar, comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Intensificando o conteúdo nas redes sociais, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, presidida pelo deputado federal, Roberto Lucena,vai produzir ações informativas de conscientização. A Frente também solicitou a iluminação de laranja do prédio da Câmara e Senado, em Brasília, que aguarda liberação.

“Políticas de prevenção de queimaduras na atenção básica de saúde são a chave para evitar acidentes. É um assunto que ainda envolve muito sofrimento, muita desinformação e bastante preconceito. Temos regiões inteiras no Brasil que não contam com leitos para pessoas que sofrem esse tipo de lesão. Milhares de pacientes perdem suas vidas ou ficam com sequelas sérias por falta de cuidados básicos”, diz Lucena.

Apoiador em outras edições – Queimadura em criança é uma das áreas de atuação dos Shriners. Parceiro pela terceira vez no Junho Laranja, as duas outras vezes participou como Amal Shriners, agora como Salah Shriners, com foco em Santa Catarina. O chefe Raban (vice-presidente) do Salah Shriners, Ivan Moares, diz que o Estado conta com um hospital referência em queimadura infantil, em Florianópolis.

“Se ocorre uma queimadura no interior a criança precisará possivelmente ser transferida.Quanto mais pudermos instruir e conscientizar o Estado todo, mais raro serão os acidentes”, relata Ivan.

Ele conta, ainda, que outras instituições de Santa Catarina abraçaram a causa e se comprometeram a replicar o conteúdo da campanha. Como a Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis; o Hospital Seara do Bem, em Lages; o Hospital Universitário, em Joaçaba; o Hospital Regional, em Chapecó; o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis; as Secretarias Municipal de Saúde, de Educação e outras.

Parceria internacional – A campanha Junho Laranja ganha o apoio internacional da Hacking Health (HH), entidade sem fins Lucrativos que tem por objetivo promover inovação e impactar a saúde. Atuante também como coordenador Nacional do HH, Ivan Moraes, diz que o órgão irá promover ações inovadoras em diferentes localidades. 

“Esta ação no decorrer do ano irá se desdobrar em diversas outras ações que igualmente proporcionarão o devido impacto nas pontas”, conclui Ivan Moraes. 


Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”