YD Comunicação - 03/06/2022
Toda ação é válida para intensificar a prevenção das queimaduras
A união faz a força. Isso vale, e muito, para a campanha Junho Laranja, da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Com o tema Comunidade Segura, Livre de Queimaduras, serão abordados os cuidados a serem tomados em situações rotineiras e cotidianas das pessoas. Instituições, organizações não governamentais (ONG), órgãos públicos e privados, imprensa e a comunidade participam e ensinam a prevenir queimaduras.
Um dos apoiadores deste ano será o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), órgão colegiado composto por corporações de bombeiros militares de todo o país, que participarão de vídeos esclarecendo dúvidas da comunidade.
“Cada uma destas corporações, dentre as suas missões constitucionais, tem o dever de salvar e valorizar vidas e as campanhas de prevenção como o Junho Laranja, por exemplo, são indispensáveis para conscientizar a sociedade sobre acidentes que podem causar queimaduras que vitimam muitas pessoas no Brasil”, conta Edgard Estevo da Silva, presidente do Ligabom e coronel Bombeiro Militar, comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Intensificando o conteúdo nas redes sociais, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, presidida pelo deputado federal, Roberto Lucena,vai produzir ações informativas de conscientização. A Frente também solicitou a iluminação de laranja do prédio da Câmara e Senado, em Brasília, que aguarda liberação.
“Políticas de prevenção de queimaduras na atenção básica de saúde são a chave para evitar acidentes. É um assunto que ainda envolve muito sofrimento, muita desinformação e bastante preconceito. Temos regiões inteiras no Brasil que não contam com leitos para pessoas que sofrem esse tipo de lesão. Milhares de pacientes perdem suas vidas ou ficam com sequelas sérias por falta de cuidados básicos”, diz Lucena.
Apoiador em outras edições – Queimadura em criança é uma das áreas de atuação dos Shriners. Parceiro pela terceira vez no Junho Laranja, as duas outras vezes participou como Amal Shriners, agora como Salah Shriners, com foco em Santa Catarina. O chefe Raban (vice-presidente) do Salah Shriners, Ivan Moares, diz que o Estado conta com um hospital referência em queimadura infantil, em Florianópolis.
“Se ocorre uma queimadura no interior a criança precisará possivelmente ser transferida.Quanto mais pudermos instruir e conscientizar o Estado todo, mais raro serão os acidentes”, relata Ivan.
Ele conta, ainda, que outras instituições de Santa Catarina abraçaram a causa e se comprometeram a replicar o conteúdo da campanha. Como a Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis; o Hospital Seara do Bem, em Lages; o Hospital Universitário, em Joaçaba; o Hospital Regional, em Chapecó; o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis; as Secretarias Municipal de Saúde, de Educação e outras.
Parceria internacional – A campanha Junho Laranja ganha o apoio internacional da Hacking Health (HH), entidade sem fins Lucrativos que tem por objetivo promover inovação e impactar a saúde. Atuante também como coordenador Nacional do HH, Ivan Moraes, diz que o órgão irá promover ações inovadoras em diferentes localidades.
“Esta ação no decorrer do ano irá se desdobrar em diversas outras ações que igualmente proporcionarão o devido impacto nas pontas”, conclui Ivan Moraes.