Terapia nutricional é essencial para melhorar resposta imunológica de pacientes queimados

YD comunicação - 31/08/2023

Objetivo é buscar redução da morbidade e melhor qualidade de vida

Qual o papel da terapia nutricional no paciente queimado? A resposta mostra o tamanho da importância dela e do nutricionista no atendimento às vítimas de queimaduras: manter ou melhorar o estado nutricional dos pacientes, garantindo a oferta adequada de nutrientes, melhorando a resposta imunológica e cicatricial, buscando redução da morbidade e uma melhor qualidade de vida. No queimado, isso se torna ainda mais essencial, por serem pacientes com maior risco nutricional devido ao catabolismo do trauma a que foram submetidos.

Segundo a RDC nº 63/2000, da Anvisa, o nutricionista é o profissional habilitado e responsável pela prescrição dietética adequada e balanceada, atendendo às necessidades e restrições específicas ao caso do paciente, adequando-se ao tipo e à quantidade dos nutrientes necessários e/ou indicados, ao estado patológico e às condições digestivas e absortivas do paciente, em todas as formas e vias da terapia nutricional.

Conforme descreve a nutricionista especialista e preceptora técnica do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado da Bahia, Cecília Fraga dos Santos Lemos, as vias da terapia nutricional podem ser: oral, através de suplementos nutricionais; enteral, através de cateteres ou sondas quando a via oral não for segura ou satisfatória; e, também, parenteral ou venosa, quando não houver a possibilidade de uso do trato digestivo. “Neste último caso, em especial, a prescrição deverá ser realizada por um médico nutrólogo, com participação da avaliação e diagnóstico nutricional feito previamente pelo nutricionista”, complementa.

Na hora de escolher a terapia, ela diz que é de extrema importância considerar sempre idade; peso atual e perda de peso recente; presença de comorbidades, alergias e/ou intolerâncias alimentares; funcionalidade do trato gastrointestinal; extensão, gravidade e tipo de lesão. “Avaliar qual a via alimentar segura; realizar a triagem de risco nutricional nas primeiras 24h da admissão hospitalar e avaliação nutricional com introdução da terapia nutricional precoce nas primeiras 48h”, complementa.

No que diz respeito à idade, ela esclarece que apesar dos objetivos da terapia nutricional serem os mesmos, a avaliação, o monitoramento, as necessidades e recomendações de nutrientes, a suplementação e as dietas são específicas para cada faixa etária, sendo necessário o acompanhamento por profissionais especializados.

Desafios - Cecília Fraga diz que os desafios no acompanhamento nutricional de pacientes grandes queimados são inúmeros. Ela cita os três maiores: “Iniciando pela avaliação nutricional inicial, onde muitas vezes não é possível realizar medidas simples e precisas de peso e altura devido à gravidade do paciente, presença de curativos extensos ou mobilidade reduzida. Em seguida, uma das maiores dificuldades é estabelecer as necessidades calórico-proteicas quando não dispomos de equipamento de calorimetria indireta, considerado de alto custo para muitos serviços. E, por fim, posso citar o número de jejuns prolongados para procedimentos necessários ao tratamento das lesões, que também pode levar a grande perda nutricional nestes pacientes”, explica.

Dia do nutricionista - No dia 31 de agosto comemora-se o dia do nutricionista, pois nessa data foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949. A intenção da criação dessa associação era a de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)