Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

- 25/10/2024

Profissional é fundamental nas equipes que atendem vítimas de queimaduras

Você sabe o que faz um terapeuta ocupacional? Para algumas pessoas, o termo é completamente novo. Para outras, até soa familiar. Mas entender na prática o que esses profissionais fazem pode não ser tão fácil. A profissão é relativamente nova. No Brasil, teve início em 1957, com os primeiros cursos tendo ênfase na área física voltada para reabilitação.

O terapeuta ocupacional é o profissional que atua na prevenção e no tratamento de indivíduos com alterações funcionais, cognitivas, perceptivas e psicomotoras, através da utilização da atividade humana, promovendo o desempenho ocupacional durante a hospitalização, realizando atendimento com o paciente internado para intervenção o mais precoce possível, a fim de prevenir deformidades, disfunções e agravos físicos e/ou cognitivos. 

“Os terapeutas ocupacionais são os profissionais capacitados para realizar o treino das atividades de vida diária, confeccionar e praticar o uso de dispositivos auxiliares (como órteses e adaptações de utensílios), favorecendo maior autonomia e independência ao paciente, promovendo, assim, melhor qualidade de vida”, descreve o terapeuta ocupacional Fabio de Oliveira Fonseca, referência em TO no Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Geral do Estado, em Salvador (BA). 

Ele complementa que, além dos atendimentos individuais, estes profissionais atendem em grupo, coordenam o espaço da brinquedoteca hospitalar (para as crianças internadas), promovendo a socialização, e realizam atendimentos e orientações aos familiares/cuidadores.

Ainda não há formação específica para terapeutas ocupacionais que queiram atuar com vítimas de queimaduras. “Mas, se faz necessário conhecer a fisiologia da pele humana, suas camadas e formação anatômica, a fisiopatologia das queimaduras, o tratamento clínico e cirúrgico (enxertia de pele), os recursos para controle do processo cicatricial para a prevenção de deformidades, bem como considerar possíveis complicações do quadro além dos aspectos psíquicos e emocionais do paciente queimado”, enumera Fabio de Oliveira.

Algumas características pessoais também são importantes, como  comprometimento, escuta qualificada e acolhedora, flexibilidade, empatia e um cuidado humanizado, além de capacitações continuadas sobre queimaduras e práticas da Terapia Ocupacional nesta área. “É relevante também participar de discussões dos casos clínicos com a equipe multidisciplinar para que possamos somar diversas expertises em busca do melhor resultado para nosso paciente”, destaca o terapeuta ocupacional do HGE.

Comitê – Atualmente, a SBQ conta com um Comitê de Terapia Ocupacional, formado por cinco profissionais da área, tendo Nilmar Bandeira como representante da comissão científica.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), o Brasil conta com cerca de 17,5 mil terapeutas ocupacionais. No dia 27 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional. Nacionalmente, a data é 13 de outubro, juntamente com o Dia do Fisioterapeuta. 


 

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)