Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

- 16/06/2025

 Um dos motivos que levaram a Sociedade Brasileira de Queimaduras colocar como tema central da campanha Junho Laranja 2025 a violência contra mulher é a quase inexistência de dados relacionados a atendimentos de vítimas que tiveram como consequência as queimaduras. E isso não é um problema somente do Brasil.

A enfermeira doutora Raquel Pan, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), vem estudando o assunto desde 2018, dentro do Comitê de Prevenção da International Society for Burn Injury (ISBI). Naquela época participaram pesquisadores da Austrália, do Canadá e do Brasil, fazendo uma revisão sobre as violências contra a mulher e meninas por queimaduras no mundo.

“A partir daí, a gente começou a fazer outros estudos, inclusive, de notificação. Só que no sistema a gente não consegue identificar exatamente os dados de violências contra a mulher por queimaduras, então esses dados são subestimados”, destaca Pan.

Diante disso, ela e outras pesquisadoras estão desenvolvendo um estudo para investigar os casos de violência contra mulher por queimaduras atendidos em diferentes unidades de saúde no Brasil. A intenção é que a coleta de dados com profissionais da saúde seja divulgada ainda neste mês de conscientização e luta contra queimaduras.

“É necessário promover a conscientização de profissionais de saúde em todos os níveis de atenção e não somente naqueles especializados em atender vítimas de queimaduras. E quando se trata de violência doméstica, a gente ainda enfrenta outra questão, que é a resistência das vítimas em informar o que provocou as queimaduras e denunciar", frisa Raquel Pan.

A subnotificação, porém, não se resume apenas aos casos de queimaduras em vítimas de violência doméstica. “O ideal é que as queimaduras tivessem banco de dados específicos, com detalhamento do acidente, agente etiológico específico, tempo para atendimento e outras informações relevantes”, elenca o representante interinstitucional da SBQ e cirurgião, José Adorno.

Ele conta que já tentaram avançar neste sentido e chegou-se a validar um questionário específico para que fosse captado nos centros especializados em tratamentos de queimaduras, mas esbarraram em algumas dificuldades como falta de recurso específico para manter pessoal destinado à função.

A subnotificação de casos de queimaduras pode ter implicações importantes, como: dificultar a avaliação da magnitude e da distribuição geográfica das queimaduras, bem como a identificação das causas e dos fatores de risco associados e prejudicar o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e controle das queimaduras.

A SBQ, na pessoa de José Adorno, em parceria com o professor Sérgio Fernandes, trabalha no projeto Mineração de Dados Epidemiológicos em rede de assistência integrada para tentar solucionar ou minimizar a questão da subnotificação de dados. “Enfim, apesar de reconhecer essa fragilidade, o que temos mesmo são os dados do Datasus e os estudos segmentados populacionais publicados”, finaliza Adorno.

Outras Notícias

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro