SIG Queimaduras divulga agenda para 2023
YD Comunicação - 07/03/2023
Primeiro encontro foi com a psicóloga Raquel Mieco. O próximo será com o médico Marco Almeida, Outros 26 estão agendados
Com palestra da mestre em psicologia Raquel Mieco Minini, foi aberta a agenda de encontros do SIG Queimaduras. A primeira temática tratada foi “Corpo que se marca pelo fogo: implicações subjetivas". Outras 26 reuniões estão previstas até o final do ano, sempre online e gratuitas.
“Aquilo que era reunião mensal transformou-se em três reuniões e isso se deve, principalmente, à parceria com a SBQ. Isso garantiu progresso e sedimentação", observa o coordenador do SIG, o médico Flavio Nadruz.
Os encontro ocorrem sempre às quartas-feiras. Segundo Nadruz, na primeira, na terceira e na quarta do mês. "A primeira semana é dedicada à equipe multiprofissional. A segunda semana aos assuntos clínicos e cirúrgicos, envolvendo as ações médicas. E na terceira, é a parte organizacional, onde macro assuntos são discutidos profundamente, com fortíssimas representações do SUS, o que engrandece muito", explica o médico.
A próxima reunião será dia 15 de março, com o tema “Utilização de tecido gorduroso na queimadura", cujo palestrante será o cirurgião Marco Almeida.
"Uma iniciativa dentro da SBQ e muito interessante porque a gente consegue não só divulgar informação, mas consegue compartilhar conhecimento. E dividir, discutir assuntos que estão sempre em evidência. E um deles, que é o que vou apresentar, é sobre o tratamento de sequelas de queimaduras utilizando tecnologia de tecido gorduroso fotoestimulado a laser", observa Marco Almeida.
Ele detalha que tem se utilizado há um tempo e as pesquisas têm avançado bastante nessa questão de ativar as células-tronco a partir do tecido gorduroso da própria pessoa para que se possa usar esse tecido que é antifobrótico. "Isso é muito importante na sequela de queimadura para evitar as retrações e queloides. Temos tido resultados extremamente empolgantes", explica.
Ainda neste mês de março, um novo encontro está marcado para dia 22, com o médico André Paggiaro falando sobre produção científica em queimaduras.
"Vamos discutir como anda a realização de pesquisas em queimaduras no Brasil, debatendo problemas e dificuldades e propondo sugestões para aumento da pesquisa científica na área", finaliza Paggiaro.
Confira a agenda completa do SIG Queimaduras 2023