SIG Queimaduras divulga agenda para 2023

YD Comunicação - 07/03/2023

Primeiro encontro foi com a psicóloga Raquel Mieco. O próximo será com o médico Marco Almeida, Outros 26 estão agendados 

Com palestra da mestre em psicologia Raquel Mieco Minini, foi aberta a agenda de encontros do SIG Queimaduras. A primeira temática tratada foi “Corpo que se marca pelo fogo: implicações subjetivas". Outras 26 reuniões estão previstas até o final do ano, sempre online e gratuitas. 
 
“Aquilo que era reunião mensal transformou-se em três reuniões e isso se deve, principalmente, à parceria com a SBQ. Isso garantiu progresso e sedimentação", observa o coordenador do SIG, o médico Flavio Nadruz.
 
Os encontro ocorrem sempre às quartas-feiras. Segundo Nadruz, na primeira, na terceira e na quarta do mês. "A primeira semana é dedicada à equipe multiprofissional. A segunda semana aos assuntos clínicos e  cirúrgicos, envolvendo as ações médicas. E na terceira, é a parte organizacional, onde macro assuntos são discutidos profundamente, com fortíssimas representações do SUS, o que engrandece muito", explica o médico. 
 
A próxima reunião será dia 15 de março, com o tema “Utilização de tecido gorduroso na queimadura", cujo palestrante será o cirurgião Marco Almeida.

"Uma iniciativa dentro da SBQ e muito interessante porque a gente consegue não só divulgar informação, mas consegue compartilhar conhecimento. E dividir, discutir assuntos que estão sempre em evidência. E um deles, que é o que vou apresentar, é sobre o tratamento de sequelas de queimaduras utilizando tecnologia de tecido gorduroso fotoestimulado a laser", observa  Marco Almeida. 

Ele detalha que tem se utilizado há um tempo e as pesquisas têm avançado bastante nessa questão de ativar as células-tronco a partir do tecido gorduroso da própria pessoa para que se possa usar esse tecido que é antifobrótico. "Isso é muito importante na sequela de queimadura para evitar as retrações e queloides. Temos tido resultados extremamente empolgantes", explica.

 Ainda neste mês de março, um novo encontro está marcado para dia 22, com o médico André Paggiaro falando sobre produção científica em queimaduras.
 
"Vamos discutir como anda a realização de pesquisas em queimaduras no Brasil,  debatendo problemas e dificuldades e propondo sugestões para aumento da pesquisa científica na área",  finaliza Paggiaro.


Confira a agenda completa do SIG Queimaduras 2023

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”