SBQ tem novo estatuto. Regimento interno segue aberto a contribuições

YD Comunicação - 01/12/2021

Documento se modernizou e agora segue para registro. Em breve, estará disponível para  consulta

O novo estatuto da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) foi aprovado com unanimidade durante a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, realizada, de forma online, no final de novembro. O documento foi para registro e, em breve, será disponibilizado no site da entidade. 

“Nós avançamos muito na atualização do estatuto, com metas que darão mais agilidade de gestão à SBQ, atualizando alguns termos, como a possibilidade de reuniões online, o que nos permite flexibilizações e tomada de decisões de forma mais dinâmica”, observa o presidente da SBQ, José Adorno. 

Entre as mudanças está a inclusão de mais um tipo de associado, que seria o afiliado, que pode ser empresa ou civil que tenha interesse na área de queimaduras e não necessariamente profissional de saúde. “Houve progressos para que a SBQ continue com sua vocação de atuar na linha de cuidados, na prevenção, no tratamento e reabilitação e continuar oferecendo conteúdo para educação continuada na área de queimaduras”, frisa José Adorno.

Ele complementa que o novo estatuto também deixa claro o papel fundamental da SBQ como responsável, também, na condução e dinamização de políticas públicas que contemplem as vítimas de queimaduras.


Além do estatuto, o regimento interno também foi conversado durante a assembleia e segue em aberto para contribuições até janeiro, quando deverá ser finalizado. O encontro virtual ainda apresentou as ações de 2020 e 2021 e a prestação de contas, que foi aprovada.