SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Lyd Comunicação - 04/04/2024

Instituição foi escolhida a Entidade do Ano durante cerimônia de lançamento do Anuário estatístico de acidentes de origem elétrica e entrega de prêmio a jornalistas

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) foi homenageada durante lançamento do Anuário estatístico de acidentes de origem elétrica, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (3), em São Paulo, e contou com a presença do presidente da SBQ, o médico Marcus Barroso.

 “A empatia e a sinergia das duas entidades foram tão grandes que em poucos meses já realizamos diversas ações em conjunto. Graças à Abracopel, percebemos que o número de acidentes por queimaduras em incêndios por sobrecarga de energia era muito maior do que imaginávamos”, destacou Barroso.

Os dados continuam alarmantes. Apresentado pelo diretor-executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho, o relatório aponta que os acidentes de origem elétrica (choque, incêndio e raio) somaram 2.089 em 2023.  No ano anterior, foram 1.828 ocorrências. Elas geraram 781 mortes: 674 por choque elétrico, 67 em incêndios por sobrecarga de energia e 40 por descargas atmosféricas (raios). 

Os locais de maior incidência de mortes por choque elétrico continuam a ocorrer em redes aéreas: 418 com 267 mortes, e nas residências: 274 ocorrências, sendo 210 fatais. O fio partido e sem proteção no ambiente interno (37 mortes), os eletrodomésticos (31 mortes) e a manutenção caseira (24 mortes) são os maiores causadores dos acidentes residenciais. Em janeiro deste ano, já foram 244 ocorrências de acidentes por eletricidade e 107 mortes. 

Em 10 anos de levantamento de dados, os incêndios cresceram 300%: saíram de 200 em 2013 para 963 em 2023. As mortes também seguem neste crescente. Foram 16 em 2013 para 67 em 2023. “Mais uma vez alertamos para a importância dos fios e cabos de qualidade. A Qualifio alerta que 79% dos produtos encontrados no mercado não estão de acordo com as normas técnicas”, alerta a Abracopel.

Ainda sobre os incêndios, as residências representam mais de 50% dos locais de ocorrência: de um total de 963 casos, 500 foram em residências. Já as mortes representam um dado ainda mais assustador, das 67 mortes em incêndios, 56 aconteceram dentro de casa. 

Premiação -  A cerimônia de lançamento do anuário também contou com a entrega do Prêmio Abracopel de Jornalismo. Foram 300 inscrições em seis categorias. 

O presidente da SBQ fez a entrega de um deles para o jornalista Henrique Cruz, assessor de imprensa da Cemig. Ele recebeu o prêmio especial que utilizou dados do anuário com a matéria Anuário da Abracopel aponta Minas Gerais tem a 2º menor taxa de mortes por choque elétrico no Brasil.

 


 

Outras Notícias

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025

XV CBQ encerra com muita troca de conhecimento

Atenção durante festas juninas pode evitar acidentes com queimaduras

Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

Técnicas de camuflagem cosmética elevam autoestima de vítimas de queimaduras

SBQ divulga resultados dos trabalhos científicos enviados para o XV CBQ 2025

Prédios públicos ganham a cor laranja em alusão ao mês de conscientização quanto à prevenção de queimaduras

Queimaduras levam cerca de 70 mil pessoas ao hospital anualmente no Brasil

Sobrevivente de tentativa de feminícidio, Cristina Lopes hoje atua em prol de queimados e de mulheres

Inscrições abertas para o CNNAQ edição Brasília

Lançamento do Junho Laranja falou sobre tipos de violência e deixou reflexão para o futuro

Começa o mês de prevenção a queimaduras: o Junho Laranja!

Lívia Cristal encontrou na maquiagem uma forma de se empoderar e encorajar outras mulheres

SBQ promove webconferência em 2 de junho para lançar campanha de prevenção a queimaduras de 2025

Fala, presidente: representante do RS, Francisco Tostes destaca as atividades previstas para o Junho Laranja

Especial ex-presidentes: Marcus Barroso é o último entrevistado da série que celebra os 30 anos da SBQ