YD Comunicação - 04/08/2022
Curso foi adaptado para o digital, em parceria com a makadu.live. Sócios da SBQ têm 70% de desconto
A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) está preparando um novo jeito de levar aos profissionais de saúde o Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ). Ele será no formato online, 100% digital, em parceria com a plataforma makadu.live. A coordenação é do Dr. Mário Frattini Ramos e da Dra. Maria Cristina do Valle Serra.
Antes da pandemia, o CNNAQ era somente presencial e voltado para equipes. Agora, será possível que, individualmente, qualquer profissional de saúde interessado em adquirir conhecimento referente ao primeiro atendimento de pacientes queimados faça sua inscrição e estude no seu tempo.
“O conteúdo do presencial é bem robusto e nós conseguimos adequá-lo para encaixar na rotina atribulada dos profissionais de saúde. Além disso, o pessoal terá um quiz para responder, ao final de cada módulo, para reforçar o conteúdo”, explica o diretor de operações da Makadu, Adison Machado.
Segundo José Adorno, presidente da SBQ, o CNNAQ é de extrema importância para treinar profissionais que fazem o primeiro atendimento ao paciente queimado, seja em emergência ou em hospitais. “Precisamos padronizar e ensinar os profissionais a atender um paciente nas primeiras 24 a 48 horas. Esse atendimento inicial é fundamental para determinar um bom prognóstico”, destaca o médico.
O curso pode ter duração de 8h a 10h, dependendo do modo escolhido (médico ou outros profissionais de saúde). As aulas serão liberadas a partir de 20 de agosto. Ao final, será entregue certificado. Confira detalhes sobre os módulos e palestrantes no site do CNNAQ.
O CNNAQ é voltado para médicos e profissionais de pronto atendimento, enfermeiros e outros profissionais envolvidos com queimaduras, além de estudantes de graduação em cursos de saúde. Sócios adimplentes da SBQ ganham 70% de desconto.
José Adorno lembra que o curso presencial ainda continua existindo, porém, deverá ser solicitado por instituições. “Também estamos testando novas ferramentas, como a simulação realística, tanto em laboratório como em cenário livre”, adianta o presidente da SBQ.
Makadu - A makadu.live é plataforma de conteúdo científico voltado para a saúde. A parceria com a SBQ começou em janeiro, com tratativas até chegar às gravações dos vídeos com os profissionais que ministram o CNNAQ.