SBQ integra Frente Parlamentar em prol da prevenção e atenção às vítimas de queimaduras

- 28/11/2019

No próximo dia 3 de dezembro será lançada em Brasília Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, iniciativa do deputado federal Roberto de Lucena (Podemos/SP) e fruto do I Fórum de Prevenção em Queimaduras realizado pela Liga de Queimaduras São Paulo. A Sociedade Brasileira de Queimaduras foi convidada a integrar esta Frente e o presidente, José Adorno, estará presente no evento. 


A Frente terá como principais objetivos a ampliação do acesso a tratamentos especializados e a implantação de políticas de prevenção de queimaduras, além de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial das vítimas. Também estão entre as prioridades a criação de um banco de dados epidemiológicos, a capacitação de profissionais e a construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no SUS.


Cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimadura por ano no Brasil e aproximadamente 100 mil requerem internação com 17 mil diárias de UTI. As crianças são as maiores vítimas: entre 2013 e 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 15 mil casos de internações por queimadura em crianças com idade entre 0 e 10 anos. 

“As queimaduras atingem toda a sociedade, resultando em mortes e desabilitações físicas e emocionais com grande peso socioeconômico pelo alto custo do tratamento e por retirar as pessoas do mercado de trabalho. A criação da Frente Parlamentar será fundamental para promover espaços de interação entre os poderes públicos e a sociedade civil organizada em benefícios dos cidadãos”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno.  


As queimaduras continuam sendo um grande desafio em todos os países do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza cerca de 300 mil mortes por ano - no Brasil são cerca de 1 mil mortes. “Tudo começa por políticas eficazes de prevenção que atinjam as famílias e as escolas”, defende Adorno. 


A SBQ já elencou uma série de proposições que serão apresentadas à Frente Parlamentar. Dentre elas a avaliação dos Centros de Tratamento de Queimados, verificando número de leitos, capacidade em termos de recursos humanos, estrutura física e tecnológica. Hoje, no entendimento da SBQ, o número de Centros está muito abaixo da necessidade. “Contabilizamos 65 serviços Especializados em tratamentos de queimaduras. Certamente esse número não atende todo o território nacional, mas precisamos ter este levantamento mais preciso”, diz Adorno. 


Os programas de capacitação de equipes multiprofissionais para melhorar a assistência aos usuários também encabeçam a lista de proposições da SBQ. Outras temáticas como os bancos de tecidos, financiamentos para linhas de cuidado e pesquisas, telemedicina, política intersetorial de enfrentamento a catástrofes e múltiplas vítimas também estão na pauta. 


O lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado acontecerá no próximo dia 3 de dezembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília. 


Site da Frente para inscrições: https://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento;jsessionid=D3E8010E09FF809ADA1BAB340C809720.prod1n1-secomp.camara.gov.br?id=76366 

Outras Notícias

Eu venci: arquiteta ficou mais alerta a projetos seguros depois de acidente provocado por curto-circuito

5° Encontro Catarinense Multiprofissional em Queimaduras ocorre nos dias 29 e 30 de novembro

Pesquisa em queimaduras será tema do SIG Queimaduras nessa quarta-feira (27)

Diretorias nacional e regionais têm novos representantes

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado