- 28/11/2019
No próximo dia 3 de dezembro será lançada em Brasília a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, iniciativa do deputado federal Roberto de Lucena (Podemos/SP) e fruto do I Fórum de Prevenção em Queimaduras realizado pela Liga de Queimaduras São Paulo. A Sociedade Brasileira de Queimaduras foi convidada a integrar esta Frente e o presidente, José Adorno, estará presente no evento.
A Frente terá como principais objetivos a ampliação do acesso a tratamentos especializados e a implantação de políticas de prevenção de queimaduras, além de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial das vítimas. Também estão entre as prioridades a criação de um banco de dados epidemiológicos, a capacitação de profissionais e a construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no SUS.
Cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimadura por ano no Brasil e aproximadamente 100 mil requerem internação com 17 mil diárias de UTI. As crianças são as maiores vítimas: entre 2013 e 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 15 mil casos de internações por queimadura em crianças com idade entre 0 e 10 anos.
“As queimaduras atingem toda a sociedade, resultando em mortes e desabilitações físicas e emocionais com grande peso socioeconômico pelo alto custo do tratamento e por retirar as pessoas do mercado de trabalho. A criação da Frente Parlamentar será fundamental para promover espaços de interação entre os poderes públicos e a sociedade civil organizada em benefícios dos cidadãos”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno.
As queimaduras continuam sendo um grande desafio em todos os países do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza cerca de 300 mil mortes por ano - no Brasil são cerca de 1 mil mortes. “Tudo começa por políticas eficazes de prevenção que atinjam as famílias e as escolas”, defende Adorno.
A SBQ já elencou uma série de proposições que serão apresentadas à Frente Parlamentar. Dentre elas a avaliação dos Centros de Tratamento de Queimados, verificando número de leitos, capacidade em termos de recursos humanos, estrutura física e tecnológica. Hoje, no entendimento da SBQ, o número de Centros está muito abaixo da necessidade. “Contabilizamos 65 serviços Especializados em tratamentos de queimaduras. Certamente esse número não atende todo o território nacional, mas precisamos ter este levantamento mais preciso”, diz Adorno.
Os programas de capacitação de equipes multiprofissionais para melhorar a assistência aos usuários também encabeçam a lista de proposições da SBQ. Outras temáticas como os bancos de tecidos, financiamentos para linhas de cuidado e pesquisas, telemedicina, política intersetorial de enfrentamento a catástrofes e múltiplas vítimas também estão na pauta.
O lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado acontecerá no próximo dia 3 de dezembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília.
Site da Frente para inscrições: https://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento;jsessionid=D3E8010E09FF809ADA1BAB340C809720.prod1n1-secomp.camara.gov.br?id=76366