SBQ encontra presidente da Frente Parlamentar para definir linha de atuação em prol das vítimas de queimaduras

- 12/03/2020

O presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno, se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, o deputado federal Roberto de Lucena (Podemos/SP), e com a assessora da Frente, Larissa Melo, para debater uma linha de atuação emergencial.

O primeiro ponto analisado foi em relação à possibilidade de o paciente queimado ser visto como portador de necessidade especial e fazer com que ele tenha todos os benefícios previstos em lei. Podemos pré-definir situações e critérios que enquadrem o queimado nesta condição. Mas precisamos criar uma equipe multidisciplinar para avaliar particularidades e excepcionalidades. Alguns pacientes ficam com sequelas físicas de grande repercussão psicológica. Ou, devido à extensão  e região anatômica da cicatriz, ele sofrerá discriminação e estigma, dificultando encontrar um emprego e readaptação biopsicossocial”, explica José Adorno.

O outro tema conversado foi em relação ao treinamento dos agentes comunitários de Saúde para identificação de riscos ambientais e culturais de acidente com queimaduras nas casas, atuando como agente preventivo, como integrantes de visitadores domiciliares das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Na ocasião, Larissa Melo explicou que os agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) já fazem visitas nas casas e identificam possíveis pontos para mosquito da dengue e outras doenças e, com isso, aproveitariam a visita para identificar os riscos de acidente e vulnerabilidades para ocorrência das queimaduras. Assim, o objetivo é sensibilizar essas equipes, capacitando-os para dar visibilidade a cultura da segurança dentro das várias ações preventivas que já cumprem.

Não oneraria o Estado, pois já é uma atribuição dos agentes. Pelo contrário, evitaria o gasto público futuro, no tratamento de um queimado, e orienta e previne as pessoas dentro de casa”, esclareceu Larissa. “Além de potencializar as ações destes agentes comunitários, resultando em grande impacto em diminuir os acidentes domésticos”, acrescentou José Adorno.

PROJETO DE LEI

Diante das pautas, o deputado foi bastante receptivo e concordou com as demandas. No primeiro tema, se colocou à frente para criação de um projeto de lei para ser apresentado na Casa. Sobre a capacitação dos agentes, sugeriu solicitar audiência com o Ministério da Saúde e apresentar a necessidade de treinamento, além de uma programação voltada para atenção às vítimas de queimaduras.

Inclusive, podemos fazer uma semana comemorativa, com muitas ações efetivas, em junho, aproveitando a Semana Nacional de Prevenção e Combate a Queimaduras, instituída pela Lei nº 12.026/2009”, sugeriu Roberto de Lucena.

Junho Laranja

 De 1º a 30 de junho, o Congresso Nacional será iluminado de laranja, em comemoração ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado no dia 6 de junho, e à Semana Nacional de Prevenção e Combate a Queimaduras. A homenagem foi autorizada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, a pedido do deputado Roberto de Lucena.

De acordo com o deputado, a pauta das queimaduras necessita de ações urgentes do setor público. Temos regiões inteiras no Brasil que não contam com leitos para pessoas que sofrem esse tipo de lesão. Milhares de pacientes perdem suas vidas ou ficam com sequelas sérias por falta de cuidados básicos. Pela primeira vez, o assunto é tratado no Congresso. De minha parte, atuarei com todas as forças em defesa dessa causa, juntamente com todas as entidades que me impulsionaram a criar essa Frente Parlamentar”, afirmou.

A criação de um banco de dados epidemiológicos, a implantação de políticas de prevenção de queimaduras na atenção básica de saúde e de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial, a ampliação do acesso a tratamentos especializados e novas tecnologias, a capacitação de profissionais e a construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no Sistema Único de Saúde estão entre os principais temas tratados pela Frente Parlamentar e farão parte da agenda futura de ações parlamentares para construção e melhoria da prevenção e cuidado das vítimas desse trauma.

Outras Notícias

CNNAQ está com data marcada. Não perca a chance de participar do curso completo sobre normatização de atendimento ao queimado

Edital de Convocação - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!