SBQ encontra presidente da Frente Parlamentar para definir linha de atuação em prol das vítimas de queimaduras

- 12/03/2020

O presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno, se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, o deputado federal Roberto de Lucena (Podemos/SP), e com a assessora da Frente, Larissa Melo, para debater uma linha de atuação emergencial.

O primeiro ponto analisado foi em relação à possibilidade de o paciente queimado ser visto como portador de necessidade especial e fazer com que ele tenha todos os benefícios previstos em lei. Podemos pré-definir situações e critérios que enquadrem o queimado nesta condição. Mas precisamos criar uma equipe multidisciplinar para avaliar particularidades e excepcionalidades. Alguns pacientes ficam com sequelas físicas de grande repercussão psicológica. Ou, devido à extensão  e região anatômica da cicatriz, ele sofrerá discriminação e estigma, dificultando encontrar um emprego e readaptação biopsicossocial”, explica José Adorno.

O outro tema conversado foi em relação ao treinamento dos agentes comunitários de Saúde para identificação de riscos ambientais e culturais de acidente com queimaduras nas casas, atuando como agente preventivo, como integrantes de visitadores domiciliares das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Na ocasião, Larissa Melo explicou que os agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) já fazem visitas nas casas e identificam possíveis pontos para mosquito da dengue e outras doenças e, com isso, aproveitariam a visita para identificar os riscos de acidente e vulnerabilidades para ocorrência das queimaduras. Assim, o objetivo é sensibilizar essas equipes, capacitando-os para dar visibilidade a cultura da segurança dentro das várias ações preventivas que já cumprem.

Não oneraria o Estado, pois já é uma atribuição dos agentes. Pelo contrário, evitaria o gasto público futuro, no tratamento de um queimado, e orienta e previne as pessoas dentro de casa”, esclareceu Larissa. “Além de potencializar as ações destes agentes comunitários, resultando em grande impacto em diminuir os acidentes domésticos”, acrescentou José Adorno.

PROJETO DE LEI

Diante das pautas, o deputado foi bastante receptivo e concordou com as demandas. No primeiro tema, se colocou à frente para criação de um projeto de lei para ser apresentado na Casa. Sobre a capacitação dos agentes, sugeriu solicitar audiência com o Ministério da Saúde e apresentar a necessidade de treinamento, além de uma programação voltada para atenção às vítimas de queimaduras.

Inclusive, podemos fazer uma semana comemorativa, com muitas ações efetivas, em junho, aproveitando a Semana Nacional de Prevenção e Combate a Queimaduras, instituída pela Lei nº 12.026/2009”, sugeriu Roberto de Lucena.

Junho Laranja

 De 1º a 30 de junho, o Congresso Nacional será iluminado de laranja, em comemoração ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado no dia 6 de junho, e à Semana Nacional de Prevenção e Combate a Queimaduras. A homenagem foi autorizada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, a pedido do deputado Roberto de Lucena.

De acordo com o deputado, a pauta das queimaduras necessita de ações urgentes do setor público. Temos regiões inteiras no Brasil que não contam com leitos para pessoas que sofrem esse tipo de lesão. Milhares de pacientes perdem suas vidas ou ficam com sequelas sérias por falta de cuidados básicos. Pela primeira vez, o assunto é tratado no Congresso. De minha parte, atuarei com todas as forças em defesa dessa causa, juntamente com todas as entidades que me impulsionaram a criar essa Frente Parlamentar”, afirmou.

A criação de um banco de dados epidemiológicos, a implantação de políticas de prevenção de queimaduras na atenção básica de saúde e de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial, a ampliação do acesso a tratamentos especializados e novas tecnologias, a capacitação de profissionais e a construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no Sistema Único de Saúde estão entre os principais temas tratados pela Frente Parlamentar e farão parte da agenda futura de ações parlamentares para construção e melhoria da prevenção e cuidado das vítimas desse trauma.

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)