YD Comunicação - 11/11/2020
Dividido em quatro módulos, capacitação foi voltada para profissionais que atuam em CTQs
A Sociedade Brasileira de Queimaduras encerrou, com sucesso, seu primeiro curso teórico por telemedicina para transplantadores de tecidos alógenos de banco de tecidos humanos. Participaram 70 profissionais que atuam, há pelo menos dois anos, em centros de referências de queimados do Sistema Único de Saúde.
A cirurgiã plástica Fabiana Aparecida Sanches Romanato foi uma delas. “A telemedicina foi uma inovação que ampliou nossos horizontes, proporcionando interação com experts nacionais e internacionais, melhorando o entendimento sobre banco de tecidos humanos bem como a aplicação em nosso dia a dia dos transplantes de tecidos alógenos”, observa ela, que trabalha no Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Irmãos Penteado, em Campinas (SP).
O curso foi dividido em quatro módulos e realizado online, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O conteúdo programático contou com mesa redonda sobre a política de tecidos alógenos como ação intersetorial e discussões sobre o funcionamento de bancos de tecido, fisiologia dos transplantes, indicações para os transplantes de pelo, riscos e complicação, além de membrana amniótica e expectativas para bancos de pele.
Para a cirurgiã Ana Carolina Fernandes, uma das alunas da capacitação, o curso foi elucidativo graças aos diversos temas abordados. “Vejo como importante para o fortalecimento da SBQ e da ampliação da visão do tratamento de queimaduras e feridas complexas. Ainda desejo que mais cursos e discussões sejam feitas. E, quando possível, cursos práticos”, destaca.
Segundo o presidente da SBQ, José Adorno, o curso de capacitação vem atender à necessidade de disseminar conhecimento, dentro das equipes multiprofissionais, sobre os benefícios da utilização dos tecidos alógenos para o tratamento de queimaduras.
A SBQ está sempre buscando promover atividades que levem conhecimento aos profissionais que atuam ou pretendem atuar no atendimento a pacientes queimados. Fique atento ao nosso site e redes sociais para saber das novidades.