YD Comunicação - 10/12/2020
Objetivo do estudo é identificar, inclusive, casos que não buscaram atendimento em CTQS e desenvolver ações futuras baseadas nestes dados
Com o objetivo de investigar as queimaduras ocorridas em domicílio durante a pandemia de Covid-19, a vice-diretora científica da Sociedade Brasileira de Queimadura (SBQ) e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Raquel Pan, deu início à pesquisa "Queimaduras domésticas em tempos de pandemia da COVID-19". As perguntas constam em formulário e podem ser respondidas online por qualquer pessoa em todo o país.
Até então, todo levantamento neste sentido vem sendo feito apenas com base nos atendimentos em centros de atendimento a queimados, ou seja, somente casos graves e que necessitam de internação. “Sabemos que muitas pessoas até se queimam, mas não buscam atendimento. Eu recebi muitos pedidos de orientação e fotos no meu telefone pessoal”, conta Raquel Pan.
A professora deseja apresentar os resultados da pesquisa no Congresso Brasileiro de Queimaduras do ano que vem e, também, publicar em revista científica internacional de referência na área. “Também pretendo que o resultado da pesquisa possa embasar ações futuras, tanto como professora quando como membro da SBQ”, comenta.
QUESTIONÁRIO
A pesquisa poderá ser respondida por qualquer pessoa acima de 18 anos. O questionário tem 21 perguntas e deve ser respondido online, por meio deste link (https://pt.surveymonkey.com/r/XGC3H5F). O tempo para resposta pode variar entre 10 e 20 minutos.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa e contam com apoio de professores e alunas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.