Revista Brasileira de Queimaduras está com nova edição disponível

- 04/08/2020

Publicação é o veículo oficial de divulgação científica da SBQ e traz, desta vez, artigos como perfil epidemiológico de queimadura em crianças

A nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) já está no ar. O veículo oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) traz, desta vez, dez artigos de diversos profissionais e um editorial assinado pela fisioterapeuta Marilene Massoli, também presidente da SBQ regional de Minas Gerais.

Entre os temas abordados estão estudos epidemiológicos de queimaduras em crianças de Campo Grande (MS) e da Serra Catarinense, além de um estudo de internações hospitalares por queimaduras em pacientes pediátricos no Brasil entre 2008 e 2015.

Também estão retratados, nesta edição da RBQ, artigos sobre lesões por queimaduras em idosos, atuação da fisioterapia no paciente queimado, principais complicações respiratórias em pacientes adultos queimados e temáticas relacionados aos enfermeiros.

A revista é de acesso gratuito, por meio do site www.rbqueimaduras.com.br. No mesmo endereço, é possível encontrar, ainda, todas as outras edições da publicação, desde 2009. 

PERIÓDICO – A Revista Brasileira de Queimaduras é lançada três vezes ao ano, com trabalhos científicos, artigos originais, de revisão, relatos de casos, experiências e uma sessão especial onde um expert em uma área relacionada a queimaduras conta experiência em assunto dentro da sua realidade.

“Os textos são publicados em português, espanhol e inglês. Nossa revista segue critérios internacionais de publicação. Temos avaliações por pares, avaliação cega dos revisores, o que leva a um risco menor do viés durante a avaliação”, explica a editora chefe da revista, Natália Gonçalves.

Em razão disso, publicar um artigo na RBQ conta pontos para pesquisadores e estudantes que tenham interesse em ingressar em pós-graduação. “No Brasil, temos uma classificação que se chama Qualis Capes. Nossa revista pontuar para enfermagem e medicina”, detalha Natália.  

Qualquer profissional de saúde pode publicar na revista, desde que a temática esteja ligada à queimadura, em razão do atendimento neste segmento ser multiprofissional. “Uma vantagem da nossa revista é que não é necessário pagar para publicar nela, nem para submeter”, frisa a editora.

A última página da publicação traz todas as informações necessárias a quem pretende publicar, com instruções de como enviar o arquivo, o formato utilizado e as normas adotadas. 

Outras Notícias

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados