- 26/08/2024
Raquel Pan e Luiz Philipe Molina Vana fizeram apresentações, mediações e participaram de comitê
Os representantes internacionais da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a enfermeira doutora Raquel Pan e os médicos Eduardo Gus e Luiz Philipe Molina Vana, participaram do 22° Congresso ISBI (Sociedade Internacional de Lesões Burns), entre os dias 18 e 22 deste mês, no Reino Unido. Ao todo, 45 países e pouco mais de mil participantes estiveram no evento que tem como meta principal estimular um padrão de tratamento e reabilitação às queimaduras em todo o mundo.
“O Brasil estar aqui é muito importante porque aqui é onde a gente vê o que tem de mais novo, como que as pessoas resolvem os problemas no mundo inteiro, como que as pessoas lidam com os mesmos problemas, então é uma experiência extremamente rica”, destacou Luiz Philipe Molina, que fez uma apresentação sobre reconstrução e participou de comitês de pesquisa, de educação e de cirurgia de reconstrução em queimaduras.
A enfermeira Raquel Pan, que foi reeleita representante das Américas no Comitê Executivo da ISBI para o biênio 2024 a 2026, levou ao Congresso boas experiências do Brasil e teve retorno positivo de tudo que apresentou.
“Apresentei um trabalho sobre a construção e validação de uma cartilha educativa para a prevenção de queimaduras, que é parte da dissertação de mestrado de uma aluna minha. Fez um super sucesso. E um outro trabalho que é uma revisão sobre o ensino de queimaduras nos cursos de enfermagem e de medicina na Iberoamérica. Também tive um retorno bacana dos trabalhos”, celebra, ressaltando que após um levantamento da Iberoamérica, percebeu que só o Brasil publica sobre isso.
Para ela, fazer parte deste congresso é mostrar tudo o que tem sido feito no Brasil e os outros países têm se interessado muito. “Ainda comentei por lá sobre a questão da linha de cuidados que está sendo estabelecida aqui. Eu acho que pode ser levada de exemplo para outros países”, conta, destacando que comentou com eles sobre o XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras, que será realizado em setembro deste ano, em Belo Horizonte (MG).
Representatividade – Raquel Pan ainda frisou a importância do pioneirismo de ser uma enfermeira ocupando uma posição de destaque na ISBI. “Eu sou a primeira enfermeira da Iberoamérica numa representação e a única agora. Tenho recebido um retorno muito bom, por ser uma enfermeira tão engajada com queimaduras. Acho que estou no caminho certo. Fácil não é, por ser pioneira, a gente tem de desbravar. Mas é gratificante. O Congresso ISBI trouxe e vai trazer muitos frutos”, comemora.