Relato de ação para atendimento à catástrofe do Acre

- 10/06/2019

A SES/ DF e SBQ concentrou esforços e viabilizou a disponibilização de vagas em três centros de Tratamento de queimados no país para atender as vítimas do Acre.

Conhecedores da complexidade desse tratamento compartilhamos com a Secretária de Saúde do Acre, Dra. Monica Feres, a preocupação no atendimento rápido e adequado por equipe multiprofissional e que precisaríamos contar com apoio de CTQ’s da Rede Integrada do SUS. Agradecemos ao Governo de Goiás, através do secretário de Saúde Ismael Alexandrino e da direção do HUGOL, os quais liberaram vagas e transporte aéreo; ao Gerente Assistencial da Fhemig, do hospital JOÃO XXIII / BH, Dr. Marcelo Lopes, que acionou Plano de Catástrofe para acolher o máximo de pacientes naquela Unidade; à SES do DF através da UTQ/HRAN recebendo pacientes adultos.

Agradecemos ainda a diretoria da SBQ, aos presidentes e coordenadores de Regionais que avaliaram a possiblidade e comprometimento em entender a Catástrofe ocorrida em Cruzeiro do Sul e esmeraram-se no acolhimento de todos os 17 pacientes vitimados nessa tragédia que contaram com o acolhimento local dos médicos Dr. Webel, diretor de hospital regional de Rio Branco, doutores Renato e Ozy do hospital de Cruzeiro do Sul, além da Central de Regulação do Acre, Dra. Paula e Enf. Graça.

Estamos também recebendo apoio e decisão governamental através do Gabinete de Segurança institucional da Presidência da República, em que as Forças Armadas foram acionadas e estão providenciando logística aérea com aeronaves adequadas, não pressurizadas para transporte dos pacientes.

Aguardemos a conclusão desta operação que já está ocorrendo ao longo da noite de domingo.


Dr. José Adorno
Chefe da Unidade de Queimados HRAN
Presidente da SBQ