Rede Mater Dei de Saúde inaugura Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), em BH, a primeira de um hospital privado no país

Link Comunicação - 27/07/2023

Nova unidade fica no Hospital Mater Dei Contorno e conta com 10 leitos de cuidados intensivos 

Num país com aproximadamente um milhão de casos de queimaduras por ano, dos quais 200 mil são atendidos em serviços de emergência e 40 mil demandam hospitalização, a Rede Mater Dei de Saúde inaugura, nesta quinta-feira, dia 27 de julho, uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), no hospital do grupo localizado na avenida do Contorno, no Barro Preto, em Belo Horizonte.

Com equipamentos de última geração e uma equipe médica e de cuidados altamente preparada, a nova ala de queimados, a primeira em um hospital privado no Brasil, dispõe de seis leitos adultos e quatro pediátricos. Todos equipados com estrutura de tratamento intensivo e seguindo a legislação vigente. 

A UTQ, que atenderá por convênios, terá um impacto positivo importante na rede de atendimentos da região, ajudando a desafogar o serviço público, de acordo com o cirurgião plástico André Mafra, um dos coordenadores da UTQ. “Com corpo clínico e equipe assistencial capacitados e com uma estrutura de ponta, a Rede Mater Dei de Saúde se junta, com a nova unidade, a outros centros para ampliar a assistência aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos e especializados”, diz.

Para o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, “o Mater Dei Contorno foi escolhido para a implantação da UTQ devido à sua estrutura, tecnologia e expertise em assistência de adultos e crianças. Temos um serviço de Pediatria que já é referência. Além disso, temos como uma das nossas características oferecer, cada vez mais, um atendimento personalizado e que atenda às necessidades dos nossos pacientes”. Ele ressalta a importância das equipes assistenciais e com o corpo clínico. “A presença de especialistas na área faz com que os pacientes da UTQ tenham o melhor tratamento”, destaca Henrique Salvador. 

A UTQ oferecerá uma linha de tratamentos bastante abrangente, incluindo prevenção de complicações, reabilitação e suporte psicossocial, resultando em melhores resultados e qualidade de vida para os pacientes que sofreram queimaduras graves. “A estrutura será direcionada a atender uma demanda significativa de pacientes conveniados que possuem apenas a rede pública para receber atendimento devido a inexistência da referência de atendimento em redes particulares”, acrescenta o coordenador da UTQ.

Novas tecnologias de tratamento - André Mafra destaca a evolução recente no tratamento de queimaduras. “Temos curativos especiais que necessitam de trocas menos frequentes. Presença de terapia por pressão negativa para auxiliar na cicatrização de feridas, integração de enxertos. Além disso, existem aparelhos de hidrodesbridamento cirúrgico de queimaduras de segundo e terceiro graus profundos, que auxiliam no desbridamento tangencial e preparo do leito para as enxertias, reduzindo sequelas”, explica o especialista. 

O cirurgião lista alguns outros exemplos dessas tecnologias que estarão disponíveis na nova unidade: - Banheira para balneoterapia de última geração; - Dermátomos para retirada de enxertos de pele; - Macas exclusivas para trocas ambulatoriais de curativos; - Mesh graft - aparelho para expandir a pele de última geração.

Além das tecnologias de última geração em equipamentos, a UTQ da Rede Mater Dei conta com o apoio de uma equipe de Cirurgia Plástica formada por mais de 60 médicos, escalados em plantões e sobreavisos nas três Unidades da RMBH (Santo Agostinho, Contorno e Betim – Contagem).




Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida