LYD Comunicação - 25/04/2024
A temática a ser trabalhada são os acidentes domésticos, visto que 70% dos casos com queimaduras ocorrem neste ambiente
Queimaduras. Na minha casa não! É com esse slogan que a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) pretende engajar governo e sociedade na campanha Junho Laranja deste ano. A temática a ser trabalhada são os acidentes domésticos, visto que 70% dos casos com queimaduras ocorrem neste ambiente, tendo crianças e idosos como principais vítimas.
“Temos que trabalhar a educação mesmo, para todas as idades. Ensinar os responsáveis a prevenir queimaduras nas crianças e ensinar elas também a se cuidarem. Chamar a atenção para o cuidado com os idosos, porque com eles os acidentes acabam acontecendo mais em razão da perda de força e alterações cognitivas também”, observa a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.
Para isso, a campanha será dividida em blocos, com foco nos públicos mais vulneráveis: crianças, idosos e pessoas com deficiência. Inclusive, há a previsão de lançar um concurso de desenhos para incentivar os pequenos a pensar sobre os itens de perigo dentro de casa.
Kelly de Araújo lembra da importância de a sociedade como um todo participar dessa campanha. “Quando falamos em prevenção, temos que pensar em legislação, daí a importância de dialogar com o governo; pensar em tecnologia de produtos e, ainda, nos acidentes que podem ocorrer no trabalho, pensando na participação de empresas. E, também, as organizações não governamentais, que atuam junto a vítimas e seus familiares. Por fim, a população geral, que precisa estar atenta aos riscos que, muitas vezes, passam desapercebidos por estarem presentes no dia a dia”, elenca a médica.
A campanha Junho Laranja é promovida, anualmente, pela SBQ como forma de chamar a atenção das pessoas para a prevenção a queimaduras. Palestras, lives, capacitações e até mesmo a iluminação de monumentos e prédios públicos fazem parte das ações que ocorrem durante todo o mês de junho, em alusão ao dia 6, Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, instituído pela Lei nº 12.026/2009.