Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025

- 24/06/2025

A Sociedade Brasileira de Queimaduras promoveu, na noite desta segunda-feira (23), a última webconferência da campanha Junho Laranja 2025, sobre queimaduras químicas. Estiveram reunidos a vice-presidente da entidade e o diretor científico da entidade, respectivamente, Raquel Pan e Flávio Nadruz, além dos convidados Jayme Farina Júnior, médico e presidente regional São Paulo da SBQ e a médica toxicologista Patrícia Drumond. Cerca de 100 pessoas assistiram ao encontro online.

Após a abertura com Nadruz e Raquel Pan, Patrícia Drumond, que é Presidente da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos (Abracit), conceituou queimaduras químicas e apresentou dados.

“As queimaduras químicas são menos frequentes quando comparadas às outras causas de queimaduras, mas responsáveis por evoluções mais graves, como perda de visão, cicatrizes com grande hipertrofia que requerem tratamentos longos e de custos elevados, falência de órgãos e sistemas por absorção de produto químico e óbito”, elencou Drumond.

Ela trouxe, ainda, o dado de que 2% dos pacientes admitidos em centros de tratamento de queimaduras no Brasil são vítimas de queimaduras químicas, destacando que há subnotificação em casos atendidos em emergências que não foram encaminhados a CTQs.

Logo em seguida, o cirurgião plástico Jayme Adriano Farina Júnior, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) e coordenador da Unidade de Queimaduras do Hospital de Clínicas da FMRP/USP, fez uma apresentação detalhando os agentes da queimadura, destacando os atendimento na unidade onde trabalha.

Segundo dados da Unidade de Queimados do Hospital de Clínicas da FMRP/USP, 14% dos acidentes ocupacionais foram provocados por queimadura química e, em casa, 8%.

O médico ainda falou sobre prevenção e primeiros socorros em caso de queimaduras químicas. “De forma genérica, é recomendável retirada das roupas em contato e lavar exaustiva e copiosamente a área afetada com solução salina ou água”, diz Jayme Farina Junior, fazendo uma ressalva: alguns agentes não devem ser retirados com água por produzir reação exotérmica quando em contato com água ou por não ser solúvel. Alguns exemplos são o fenol, o hidróxido de cálcio, ácido sulfúrico concentrado e ácido muriático. Nestes casos deve ser feita remoção mecânica do agente químico com cuidado.

 

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios