Queimadura elétrica será tema do Junho Laranja

YD Comunicação - 21/03/2023

A escolha é devido ao alto índice de mortalidade no país causada por eletricidade

Promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a Campanha Junho Laranja dedica o mês de junho para  alertar e conscientizar a população. Este ano, as queimaduras elétricas serão tema da ação. 

O assunto foi escolhido após a publicação do boletim epidemiológico, elaborado pelo Ministério da Saúde, com apoio da SBQ. De acordo com o estudo, entre 2015 e 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras. Dessas, 46,1% (9.117) foram atribuídas às elétricas. 

Segundo o presidente da SBQ e cirurgião plástico, Marcus Barroso, vivemos uma epidemia silenciosa de queimaduras elétricas. "A eletricidade costuma ser a terceira causa de internamentos em centros de tratamento de queimaduras (CTQs), porém é a principal causa de mortalidade no local do acidente. A vítima não consegue nem chegar ao local onde receberá o tratamento adequado", alerta o médico.

Durante o mês, a cor laranja é destaque e ilumina monumentos, prédios públicos e privados. As pessoas também são convidadas a usar a cor ou fitas para  mostrar o apoio à campanha. "Esperamos que a Campanha Junho Laranja continue a aumentar a conscientização sobre a prevenção de queimaduras e promover medidas de segurança no Brasil', conclui.

Início - O mês de junho foi escolhido em razão do Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, em 6 de junho, criado pela Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009. A primeira campanha Junho Laranja foi lançada em 2001. Desde então, todos os anos a SBQ aborda um tema com medidas preventivas para a redução de acidentes.

Lei - Com apoio pelo país, o mês de prevenção ganha espaço,  em estados e munícipios, como lei nos calendários oficiais de eventos. Goiânia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Vianôpolis (GO) e Aparecida de Goiânia (GO) são algumas das regiões que instituíram a data.

Recentemente, em 9 de março, Carangola (MG) determinou, por lei, que o mês será de alerta sobre os cuidados preventivos às queimaduras, com distribuição de material didático de primeiros socorros e divulgação dos locais de atendimentos e serviços oferecidos pela saúde municipal em caso de acidentes.

Segundo o cirurgião geral, Roberto Mendes Ferreira, o projeto foi aprovado com unanimidade, o que revela realmente o interesse na questão da prevenção de queimaduras. E destaca, ainda, que o município de Carangola foi o pioneiro na região Sudeste a elaborar e sancionar uma lei de extrema relevância. 

A programação de julho ainda está em fase de definição. Para saber como será a Campanha Junho Laranja nos estados e municípios, fique de olho nas redes sociais da SBQ.

Outras Notícias

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo