Prevenção em primeiro lugar!

YD Comunicação - 20/04/2021

SBQ apoia campanha Abril Verde. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalhos, inclusive, com queimaduras

O ambiente de trabalho está entre os principais locais predispostos às queimaduras, gerando grandes consequências aos adultos jovens ativos. Diante do cenário, em 2014, foi criada a campanha Abril Verde, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e promover a mobilização social. Dados da Organização Internacional do Trabalho colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. São quase 4 mil mortes, anualmente, em decorrência de acidentes de trabalho.

Conforme levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), utilizando dados disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, 927 internações por queimaduras com causas relacionadas ao trabalho foram registradas entre os anos de 2018 e 2020. Os dados ainda são preliminares, a Sociedade ainda prepara um material mais amplo e aprofundado.

Mesmo vivendo em um momento de pandemia, o ano que mais registrou internações por queimaduras com causas relacionadas ao trabalho foi o de 2020, com 309 casos. Em seguida, o ano de 2018 contabilizou 298 internações, e o ano de 2019, 286. A região com mais casos foi a Centro-Oeste, com 304 internações durante os anos levantados. Depois, Sudeste (244), Sul (151), Norte (122) e Nordeste (106).

De acordo com a pesquisa, os acidentes com queimaduras acometeram mais indivíduos com idades entre 16 e 59 anos, predominantemente homens. No ambiente de trabalho, as queimaduras são acidentes comuns e que acontecem principalmente por profissionais que trabalham em contato com materiais químicos, elétricos, fogo ou corrosivos. 

A alta taxa de mortalidade nos acidentes com eletricidade são alarmantes, estando pouco abaixo das quedas e homicídios em ambiente de trabalho. Ainda, os acidentes por imprudência, imperícia ou negligência, resultando em indivíduos queimados, aumentaram significativamente.

O MELHOR REMÉDIO - Segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Queimaduras em 2014, a maior parte das vítimas de acidente de trabalho apresenta queimaduras, principalmente, no tórax e nos membros superiores. Em sua maioria, os acidentes que ocorrem no ambiente laboral poderiam ser evitados se medidas preventivas fossem implementadas, com realização de educação em saúde e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“Baseado nestes dados, percebemos que necessitamos investir mais em educação para o exercício profissional, como segurança do trabalho, uso de EPIs, além de leis e normatizações a serem seguidas e monitoradas”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno. 

Para ele, prevenção é investir mais em educação e segurança no trabalho. Especificamente nos casos de acidentes com eletricidade, que têm alto índice no Brasil, é necessária maior vigilância da segurança das redes de distribuição elétrica, bem como projetos residenciais mais seguros, para evitar acidentes. “Nesses casos, as companhias de distribuição de energia devem ser incluídas nesses projetos de aumentar prevenção, educação e segurança do uso da energia elétrica”, observa José Adorno.


Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”