Parceria entre SBQ, Fepecs e Abracopel pretende monitorar dados de queimaduras no Brasil

- 14/06/2024

Previsão é de que a partir de julho essa coleta seja iniciada pelo Distrito Federal com uso de robôs de mineração de dados e inteligência artificial


O Brasil está prestes a ter dados atualizados mensalmente sobre acidentes com queimaduras, graças a uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Queimaduras, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs) e Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). 

Segundo José Adorno, representante Interinstitucional Nacional da SBQ, há uma parceria informal entre as três entidades, em colaboração técnico-científica na estruturação de Laboratório de Saúde Digital- Fepecs, sob coordenação do professor Sérgio Fernandes, chefe do Departamento de Pesquisa e Comunicação Científica  Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs). Serão utilizados robôs de mineração de dados e inteligência artificial.

“O Laboratório de Saúde Digital está em processo de implantação de protocolos de trabalho. O primeiro em andamento é um observatório de saúde coletiva que, entre outros agravos, deve iniciar, no próximo mês, o monitoramento de queimaduras”, destaca o professor Sérgio Fernandes. 

Segundo ele, a ideia é acompanhar, separadamente, eventos relacionados a queimaduras de causa elétrica e por calor com mineração de dados de notícias, redes sociais e bases oficiais de saúde do dataSUS e IBGE para emissão de relatórios mensais nacionais e, ainda, de bases da Secretaria de de Saúde do Distrito Federal para relatórios locais.

Conforme frisa o professor, essa parceria na área de pesquisa proporcionará a construção de uma compreensão das queimaduras com uma visão epidemiológica, ainda pouco estudada, e poderá dar o suporte necessário para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de enfrentamento mais eficientes relacionadas ao problema de queimaduras no Brasil.

Inicialmente, a estratégia será feita com dados do Distrito Federal. “A estratégia é que neste laboratório desenvolva pesquisas de produção de dados epidemiológicos de queimaduras buscados na rede de assistência, desde a atenção primária, referências das portas de emergência dos hospitais da SES DF até o CTQ de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte, referência para queimaduras no DF, onde também procuraremos testar um registro de queimados baseado no formulário validado do Global Burn Registry”, conta Adorno. 


Para o diretor executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho, a parceria une expertise de quem lida com as queimaduras e sabe o que tem acontecido com quem desenvolve o trabalho todo de conscientização sobre os riscos da eletricidade. “Nós estamos unindo o mundo da engenharia com o mundo da medicina numa ação única de desenvolver formas de conscientes da população sobre os riscos com a eletricidade”, celebra.

Outras Notícias

SIG Queimaduras de 17 de julho falará sobre protocolo de sepses no queimado

Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

Programação preliminar do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras está disponível no site do evento

Cicatrizes de queimaduras será tema de palestra online nesta quarta-feira (3)

Camp Samba chega à sua 7ª edição nos dias 14 a 17 de julho

Campanha Junho Laranja encerra com engajamento que dá orgulho à SBQ

Atenção com crianças com alguma deficiência deve ser redobrada

SBQ pactua projeto piloto de DDT de queimados na Central de Regulação de Divinópolis

Divinópolis (MG) recebe Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado (CNNAQ)

Queimadura em idosos exige cuidado redobrado

Cidades do Brasil incluem o Junho Laranja no calendário oficial de eventos

Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

No dia de São João, o alerta é para cuidado com fogueiras, fogos e líquidos quentes

Última semana de junho terá duas lives sobre inovações tecnológicas

Dois presidentes regionais da SBQ são eleitos conselheiros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)

Junho Laranja: crianças são as principais vítimas de queimaduras no Brasil

Escoteiros do Brasil aliam-se à SBQ em campanha de prevenção a queimaduras

CBQ 2024: Prorrogado prazo para submissão dos trabalhos

Médico usou poema para fazer uma das primeiras campanhas de prevenção a queimaduras do Brasil