Painel científico sobre Covid-19 e assistência ao queimado reúne mais de 500 profissionais

- 07/05/2020

Encontro virtual foi promovido pela SBQ e a empresa Convatec, com apoio da Felaq

Cerca de 500 pessoas assistiram, ao vivo e online, o painel científico "Covid-19 e a assistência ao queimado", realizado na noite desta terça-feira (5). A exposição foi promovida graças a uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e a Convatec, companhia global de tecnologias e produtos médicos, com apoio da Federação Iberolatinoamericana de Queimaduras (Felaq).

Conforme destaca o presidente da SBQ, José Adorno, com o impedimento de encontros presenciais em razão da pandemia de Covid-19, o espaço virtual possibilitou a Sociedade manter sua meta de capacitar profissionais de saúde. 

“Encontramos em nossos parceiros e, em especial a Convatec, a realização de experiência inicial de encontro online, com especialistas de relevância no cenário de atuação das queimaduras, em excelente demonstração de resposta rápida à necessidade de disseminar conhecimento de área com tamanha expertise e transmissão vertical de conhecimento em tempos de pandemia”, ressalta. 

O painel, mediado pelo membro do conselho vitalício da SBQ, Flávio Nadruz Noaves, foi dividido em três blocos. A primeira apresentação foi de José Adorno, que falou sobre as recomendações dos aspectos que devem ser levados em consideração dentro da unidade no cenário atual, abordando aspectos do contágio, proteção da equipe/paciente, cuidados com EPI.

A diretora científica da SBQ, Andrea Fernandes de Oliveira, expôs sobre as recomendações internacionais com os cuidados com as feridas no ambiente ambulatorial e hospitalar, além dos cuidados que a equipe deve ter na troca de curativos.

Para o representante de assuntos internacionais da SBQ, o médico Luiz Philipe Molina Vana, que falou sobre o planejamento e preparos que devem ser analisados para uma cirurgia segura de um paciente com Covid 19, “painéis como esse são riquíssimos para trazer informações, trocar ideias e experiências e assim, de pouco em pouco adquirirmos o conhecimento para melhor tratar nosso paciente”, destacou.

POSITIVO - Para Jessica Miranda, gerente da Franquia de Tratamento Avançado de Feridas da Convatec, o painel científico é fundamental para a troca de experiências entre a equipe multiprofissional em saúde neste momento de pandemia.

“Este período ainda é marcado por dúvidas e incertezas dentro dos serviços de saúde e é com discussões deste tipo que nos aproximamos mais da reflexão sobre as condutas mais adequadas, com destaque para o cenário do atendimento ao queimado, que é tão especializado”, frisou.

Ela diz que há a intenção de estender as discussões e realizar outros painéis científicos semelhantes, a nível internacional. “Achamos que o atendimento ao nosso convite foi muito satisfatório. Tivemos uma participação de profissionais do Brasil e de toda a América Latina, com excelente interação”, finaliza.

Outras Notícias

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025