Painel científico sobre Covid-19 e assistência ao queimado reúne mais de 500 profissionais

- 07/05/2020

Encontro virtual foi promovido pela SBQ e a empresa Convatec, com apoio da Felaq

Cerca de 500 pessoas assistiram, ao vivo e online, o painel científico "Covid-19 e a assistência ao queimado", realizado na noite desta terça-feira (5). A exposição foi promovida graças a uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e a Convatec, companhia global de tecnologias e produtos médicos, com apoio da Federação Iberolatinoamericana de Queimaduras (Felaq).

Conforme destaca o presidente da SBQ, José Adorno, com o impedimento de encontros presenciais em razão da pandemia de Covid-19, o espaço virtual possibilitou a Sociedade manter sua meta de capacitar profissionais de saúde. 

“Encontramos em nossos parceiros e, em especial a Convatec, a realização de experiência inicial de encontro online, com especialistas de relevância no cenário de atuação das queimaduras, em excelente demonstração de resposta rápida à necessidade de disseminar conhecimento de área com tamanha expertise e transmissão vertical de conhecimento em tempos de pandemia”, ressalta. 

O painel, mediado pelo membro do conselho vitalício da SBQ, Flávio Nadruz Noaves, foi dividido em três blocos. A primeira apresentação foi de José Adorno, que falou sobre as recomendações dos aspectos que devem ser levados em consideração dentro da unidade no cenário atual, abordando aspectos do contágio, proteção da equipe/paciente, cuidados com EPI.

A diretora científica da SBQ, Andrea Fernandes de Oliveira, expôs sobre as recomendações internacionais com os cuidados com as feridas no ambiente ambulatorial e hospitalar, além dos cuidados que a equipe deve ter na troca de curativos.

Para o representante de assuntos internacionais da SBQ, o médico Luiz Philipe Molina Vana, que falou sobre o planejamento e preparos que devem ser analisados para uma cirurgia segura de um paciente com Covid 19, “painéis como esse são riquíssimos para trazer informações, trocar ideias e experiências e assim, de pouco em pouco adquirirmos o conhecimento para melhor tratar nosso paciente”, destacou.

POSITIVO - Para Jessica Miranda, gerente da Franquia de Tratamento Avançado de Feridas da Convatec, o painel científico é fundamental para a troca de experiências entre a equipe multiprofissional em saúde neste momento de pandemia.

“Este período ainda é marcado por dúvidas e incertezas dentro dos serviços de saúde e é com discussões deste tipo que nos aproximamos mais da reflexão sobre as condutas mais adequadas, com destaque para o cenário do atendimento ao queimado, que é tão especializado”, frisou.

Ela diz que há a intenção de estender as discussões e realizar outros painéis científicos semelhantes, a nível internacional. “Achamos que o atendimento ao nosso convite foi muito satisfatório. Tivemos uma participação de profissionais do Brasil e de toda a América Latina, com excelente interação”, finaliza.

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”