Orgulho SBQ com Alfredo Gragnani Filho

YD Comunicação - 22/01/2021

Há 34 anos, o cirurgião plástico Alfredo Gragnani Filho teve seu primeiro contato com pacientes queimados, quando passou pela Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital do Tatuapé, da prefeitura de São Paulo, durante a residência. Desde então, o encantamento foi tamanho que ele não somente se dedicou ao atendimento, mas também a capacitar profissionais para atuarem na área.

Formado em medicina desde 1984, Gragnani fez residência médica em cirurgia geral, em cirurgia plástica, mestrado na Escola Paulista de Medicina e doutorado no Shriners Hospital for Children de Boston, na unidade de tratamento de crianças queimadas, além de acompanhar o atendimento clínico, cirúrgico e ambulatorial.

Atualmente, Alfredo Gragnani é professor associado livre docente, vice-chefe da disciplina de cirurgia plástica e coordenador da Unidade de Tratamento de Queimaduras da Unifesp/EPM/HU-HSP, do laboratório de cirurgia translacional II e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação de Cirurgia Translacional.   

Ele conta que sempre teve interesse pelo aspecto reparador da cirurgia plástica. “O aprofundamento no atendimento do paciente queimado, com toda sua complexidade e dificuldades, me fez me interessar cada vez mais e desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistencial na Unifesp”, destaca.           

Gragnani Filho ressalta que o esforço é para aumentar o número de recursos humanos para o melhor tratamento das queimaduras, estimular as novas gerações no aprendizado maior e a paixão pelo tratamento dos queimados. “O papel da SBQ é fundamental na divulgação junto aos residentes e à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para podermos aumentar o interesse dos alunos da Cirurgia Plástica no atendimento aos queimados”, destaca.   

O médico é membro da SBQ desde 1998, tendo feito, inclusive, parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Queimaduras. “Toda minha atividade médica e acadêmica ocorria focada no atendimento ao queimado, portanto, nada mais forte do que o desejo de me associar, de participar dos eventos, de divulgar resultados de pesquisa e participar de atividades importantes”, diz.

Ele complementa que, em razão do atendimento a vítimas de queimaduras ser multiprofissional, estar na SBQ possibilita a troca de experiências e o conhecimento de diferentes profissões, com o crescimento de todos. “Isso possibilita a discussão de protocolos, com convergência de tratamento e com maior evidência, com possibilidade de estudos multicêntricos em vários projetos dentro da prevenção, atendimento inicial, atendimento clínico, cirúrgico, reabilitação e tratamento de sequelas”, finaliza.


Outras Notícias

Manifesto a favor do uso da membrana amniótica em queimados será enviado ao Ministério da Saúde

Em 10 anos, quase 180 mil pessoas sofreram queimaduras em acidentes de trabalho

SBQ e Fundação Ecarta se unem em busca da aprovação do uso de membrana amniótica em queimados

SIG Queimaduras desta quarta-feira (24) terá Flávio Nadruz como palestrante

Doação de sangue pode ajudar a salvar vida de vítimas de queimaduras

SBQ ganha 18 novos associados no primeiro semestre de 2024

Marcus Barroso recebe homenagem durante a XVIII Jornada Baiana de Cirurgia Plástica

SIG Queimaduras de 17 de julho falará sobre protocolo de sepses no queimado

Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

Programação preliminar do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras está disponível no site do evento

Cicatrizes de queimaduras será tema de palestra online nesta quarta-feira (3)

Camp Samba chega à sua 7ª edição nos dias 14 a 17 de julho

Campanha Junho Laranja encerra com engajamento que dá orgulho à SBQ

Atenção com crianças com alguma deficiência deve ser redobrada

SBQ pactua projeto piloto de DDT de queimados na Central de Regulação de Divinópolis

Divinópolis (MG) recebe Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado (CNNAQ)

Queimadura em idosos exige cuidado redobrado

Cidades do Brasil incluem o Junho Laranja no calendário oficial de eventos

Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

No dia de São João, o alerta é para cuidado com fogueiras, fogos e líquidos quentes