Orgulho SBQ com Alfredo Gragnani Filho

YD Comunicação - 22/01/2021

Há 34 anos, o cirurgião plástico Alfredo Gragnani Filho teve seu primeiro contato com pacientes queimados, quando passou pela Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital do Tatuapé, da prefeitura de São Paulo, durante a residência. Desde então, o encantamento foi tamanho que ele não somente se dedicou ao atendimento, mas também a capacitar profissionais para atuarem na área.

Formado em medicina desde 1984, Gragnani fez residência médica em cirurgia geral, em cirurgia plástica, mestrado na Escola Paulista de Medicina e doutorado no Shriners Hospital for Children de Boston, na unidade de tratamento de crianças queimadas, além de acompanhar o atendimento clínico, cirúrgico e ambulatorial.

Atualmente, Alfredo Gragnani é professor associado livre docente, vice-chefe da disciplina de cirurgia plástica e coordenador da Unidade de Tratamento de Queimaduras da Unifesp/EPM/HU-HSP, do laboratório de cirurgia translacional II e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação de Cirurgia Translacional.   

Ele conta que sempre teve interesse pelo aspecto reparador da cirurgia plástica. “O aprofundamento no atendimento do paciente queimado, com toda sua complexidade e dificuldades, me fez me interessar cada vez mais e desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistencial na Unifesp”, destaca.           

Gragnani Filho ressalta que o esforço é para aumentar o número de recursos humanos para o melhor tratamento das queimaduras, estimular as novas gerações no aprendizado maior e a paixão pelo tratamento dos queimados. “O papel da SBQ é fundamental na divulgação junto aos residentes e à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para podermos aumentar o interesse dos alunos da Cirurgia Plástica no atendimento aos queimados”, destaca.   

O médico é membro da SBQ desde 1998, tendo feito, inclusive, parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Queimaduras. “Toda minha atividade médica e acadêmica ocorria focada no atendimento ao queimado, portanto, nada mais forte do que o desejo de me associar, de participar dos eventos, de divulgar resultados de pesquisa e participar de atividades importantes”, diz.

Ele complementa que, em razão do atendimento a vítimas de queimaduras ser multiprofissional, estar na SBQ possibilita a troca de experiências e o conhecimento de diferentes profissões, com o crescimento de todos. “Isso possibilita a discussão de protocolos, com convergência de tratamento e com maior evidência, com possibilidade de estudos multicêntricos em vários projetos dentro da prevenção, atendimento inicial, atendimento clínico, cirúrgico, reabilitação e tratamento de sequelas”, finaliza.


Outras Notícias

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!

Eu venci: Paulinho Lima não tem superpoderes, mas lutou pela vida como se tivesse...

Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

Fala, presidente!

Primeiro semestre tem congressos, jornadas e o retorno do SIG Queimaduras

Violência contra a mulher será tema da campanha Junho Laranja 2025

Anuidade em dia fortalece atuação da SBQ: saiba como quitar débitos

Educação em saúde pode ajudar a reduzir número de acidentes com crianças e adolescentes

Fala, presidente! A médica Kelly Daniele de Araújo foi eleita presidente da SBQ Nacional e reabre editoria para apresentar os gestores da SBQ

Ângela Maria, uma história de dor, amor e superação

Pele de tilápia liofilizada deverá ser comercializada em breve após 10 anos de pesquisa

Universidade Federal do Ceará abriu chamada pública para empresas interessadas em obter o produto