Organizações de voluntários ajudam as vítimas na recuperação

- 29/06/2020

Insumos, medicamentos, apoio psicológico e reinserção na sociedade são as linhas de atuação

Nem sempre é possível evitar um acidente com queimaduras e o resultado pode ser sobreviventes com sequelas que, na maioria das vezes, precisam de apoio nas mais diversas áreas, como continuação do tratamento, acompanhamento psicológico, insumos e reinserção no mercado de trabalho. E quem contribui muito bem para isso são as organizações não governamentais. Em todo o Brasil, pelo menos 13 instituições desenvolvem ações para este público. 

Conheça cada uma delas e saiba como apoiar:

Associação Maranhense de Apoio a sobreviventes de queimaduras (Amasq)


A Ong foi criada para mobilizar o estado do Maranhão para prevenir queimaduras e apoiar os sobreviventes, com ajuda de profissionais e de vítimas que compartilham suas experiências. 

Saiba mais em https://www.facebook.com/amasq.queimaduras/

Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimadura (Anaviq)


Alexandra Bilar, presidente da associação, foi vítima de queimadura e, em 2011, quando buscava informações e orientações sobre como cuidar das sequelas, percebeu que poucos pacientes e familiares queriam falar sobre o assunto, o que tornava a espera pra consulta um momento de muita expectativa, porém de pouca partilha.

Em 2014,  criou o primeiro grupo para vítimas de Queimaduras no facebook, um tempo depois, criou um no Whatsapp. Aos poucos, as trocas de experiências  levou o grupo a um consenso: as dificuldades para o acesso ao tratamento atingiam todas as regiões do Brasil. Pensando nisso, Alexandra decidiu criar a Associação de Vítimas de Queimaduras para busca de melhores Políticas Públicas para o paciente.

Conheça melhor a associação e saiba como ajudar: http://anaviq.org.br/

Associação de Proteção e Apoio ao Queimado (Apaq)


Fundada através da união de profissionais para proporcionar tratamento integral aos pacientes com sequelas de queimadura.  O objetivo é promover o tratamento cirúrgico de pacientes com sequelas de queimaduras e, também,  dar continuidade na inserção desses pacientes na sociedade e assistência a família desse paciente. O atendimento é no Rio de Janeiro, por livre demanda.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/associacao.apaq/

Associação de Prevenção e Intervenção em Queimaduras (Avance)

A Avance tem atuação em Brasília e atua no apoio às vítimas de queimadura em tratamento, com doação de protetor solar, malha compressivas (fabricação própria) e passagens de ônibus para quem faz tratamento Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Por mês, são fornecidos cerca de 30 frascos de protetor solar. Aproximadamente 1.500 malhas são fabricadas e distribuídas, anualmente. 

Saiba mais: www.facebook.com/avancebr

Camp Samba

Um acampamento só para crianças que sofreram o trauma da queimadura. Esse é o Camp Samba, evento gratuito que reúne, por quatro dias seguidos, crianças de 7 a 14 anos com o objetivo de resgatar nelas a autoestima, por meio de atividade lúdicas, educativas, esportivas e teatrais. Originário dos Estados Unidos, o evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e tem o apoio dos idealizadores do projeto, a Burn Advocates Network (BAN).

Saiba como ajudar: www.campsamba.com.br

Instituto de Politicas e Atenção em Queimaduras (Ipaq)


O Ipaq nasceu como liga de queimaduras de São Paulo. Tem por objetivo  tratar políticas públicas de atenção e prevenção ao paciente queimado em todo o Brasil. No ano passado, realizaram o primeiro fórum de prevenção de queimaduras em Sã Paulo e dele repercutiu a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado. Durante este período de pandemia, o Ipaq está fornecendo para CTQs  Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e produtos para higienização e esperamos fazer mais. 

Acompanhe o trabalho do instituto: https://www.facebook.com/ipaqbr/

Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ)

O Núcleo de Proteção aos Queimados iniciou suas atividades no ano de 1984 e fundado juridicamente em 1999 com missão de contribuir na assistência e proteção à pessoas sobreviventes a queimaduras. Dentre os objetivos do NPQ buscamos a prevenção de acidentes, apoiar e reabilitar pessoas vítimas de  queimaduras, educar profissionais de diversas áreas de atuação, capacitando-os para o devido tratamento de pacientes queimados, alertar a sociedade civil por meio de campanhas educativas e desenvolver continuamente pesquisas em prol do aprimoramento do trabalho e a superação da  qualidade de vida dos pacientes bem como  tratamento das sequelas.

Saiba mais em https://npq.org.br/

Instituto Pró-queimados

O Instituto existe, oficialmente, desde dezembro de 2019, mas desenvolve ações desde 2017. Ela surgiu da necessidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de queimaduras, principalmente, domésticas e angariar recursos para apoio econômico ao Centro de Tratameto de Queimados do Rio Grande do Norte. 

Centro de Acolhimento ao Sobrevivente de Queimaduras e Feridas (Sobreviva) 

A organização foi fundada em Anápolis (GO), em 2015, com o objetivo de promover assistência aos sobreviventes de queimaduras durante o tratamento e/ou pós alta hospitalar e desenvolver ações de prevenção e conscientização sobre o risco de acidentes desta natureza. A ONG nasceu baseada na história de superação de Tatiane Felix (Presidente da ONG). Ela sofreu um acidente doméstico aos 2 anos de idade, quando teve 50% do seu corpo queimado com água quente. Tatiane usa a sua experiência para inspirar e ajudar pessoas na mesma situação e, principalmente, promover ações preventivas através da conscientização. 

Para saber mais: https://www.facebook.com/ongsobreviva/

Associação de Ajuda às Vítimas de Queimaduras (Aviq)


A instituição nasceu da compaixão de um dos voluntariados, que ao se deparar com uma mãe desesperada por não ter condições financeiras de comprar uma malha de compressão para o tratamento do filho, ainda em 2005. Diante disso, os voluntários se uniram para oferecer  o produto, gratuitamente, a quem precisasse. 

Atualmente, 70 voluntários atuam na Aviq, que atende em toda a região de Sorocaba (SP). A Ong atua em educação preventiva, ofertando palestras, e dá suporte na reabilitação, fornecendo ao paciente tratamento medicamentoso, filtro solar, óleo de amêndoas, malha compressiva, reabilitação e apoio psicológico. 

Saiba como ajudar:  http://www.aviq.com.br/apoie

Instituto de Apoio a Queimados (IAQ)

O Instituto de Apoio a Queimados, com atuação em Fortaleza, tem como objetivo, dentre outros, contribuir para o desenvolvimento, ampliação, fortalecimento e realização da pesquisa científica, do ensino e da assistência à crianças, jovens e adultos, vítimas  de queimaduras; otimizar a prevenção de sequelas de queimaduras, propiciando condições técnicas, econômicas e psicológicas para o tratamento clínico e cirúrgico e executar programas voltados ao apoio à família, à ressocialização da vítima de queimaduras.

O instituto ainda presta atendimento gratuito em fisioterapia, terapia ocupacional, cirurgia, clínica médica e serviço social.

Saiba mais em: http://www.fundacaobetostudart.org.br/programas/entidade-apoiada/ampliacao-da-sede-do-iaq/

Além dessas instituições, ainda atuam na causa a Ong Amanhã, em Manaus.





Outras Notícias

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025