O terapeuta ocupacional no cuidado com o paciente queimado

YD Comunicação - 27/10/2021

O profissional tem uma data para celebrar, o dia 27 de outubro é foi escolhido para homenageá-lo

Hoje, 27 de outubro, é comemorado o dia do terapeuta ocupacional. Você sabe o que esse profissional faz? Ele é responsável por ajudar o paciente a fazer as suas atividades cotidianas, como as de autocuidado, trabalho, momentos de lazer e atividades sociais. Mas em relação ao paciente com queimaduras, qual seu papel? A terapia ocupacional atua na prevenção de deformidades, manutenção da mobilidade articular e restituição da função.

Conforme explica a terapeuta ocupacional Jonara Crys Abreu Ramos, membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras do Rio Grande do Norte, seu trabalho no centro de tratamento de queimaduras consiste em manter a independência funcional do paciente vítima de queimadura.

“A atuação do terapeuta ocupacional inicia já na internação do paciente, onde fará uma avaliação minuciosa, com orientação para o paciente e para o acompanhante, quanto à rotina hospitalar, treino das atividades da vida diária, posicionamento funcional, orientação de curativos, confecção e órteses e adaptações para manter o paciente independente o máximo possível. Também utilizamos o brincar como recurso terapêutico, em caso de crianças. A linha de cuidado se inicia à nível de prevenção e continua após alta hospitalar”, esclarece.

A terapeuta ocupacional Rosa Irlene Maria Serafim, membro da SBQ de Goiás, destaca que o profissional que atende o paciente queimado tem que buscar estudar e se aperfeiçoar sempre, principalmente diante das necessidades dos pacientes e aptidões de cada um, especificamente. “Além disso, deve entender que o paciente queimado carrega uma bagagem para além das queimaduras, como dor e situação socioeconômica”, afirma.

Diante da importância desse profissional, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) parabeniza-os por todo o trabalho essencial prestado ao paciente vítima de queimaduras.