Nutrição é aliada na recuperação de pacientes queimados

- 31/08/2021

No Dia do Nutricionista, a SBQ destaca a atuação e os desafios deste profissional

Importante aliada no combate à desnutrição e no processo de cicatrização do paciente queimado, a nutrição é de extrema importância no cuidado das pessoas vítimas desses acidentes. O nutricionista é indispensável na equipe multiprofissional, desde a triagem nutricional até a avaliação do estado nutricional para estabelecimento das metas nutricionais, considerando a pluralidade do paciente e suas condições econômicas, sociais, emocionais e clínicas e o planejamento alimentar adequado. 

“Os pacientes desenvolvem resposta hipermetabólica, decorrente do estresse endócrino, com consequente exacerbação da resposta inflamatória. Além do risco aumentado para o desenvolvimento de infecções. Dessa forma, o nutricionista, como parte da equipe multiprofissional, deverá avaliar cada situação apresentada e estabelecer estratégias visando contribuir para a aceleração da recuperação do paciente”, explica a nutricionista e sócia da SBQ, Patrícia Calado Ferreira.

Apesar da importância, os nutricionistas que atuam ou desejam atuar com pacientes queimados enfrentam, pelo menos, dois grandes desafios. O primeiro deles é a falta de uma especialização específica.

Segundo a presidente da SBQ Rio de Janeiro, a nutricionista Gisele Gonçalves de Souza, o que se observa atualmente é uma busca cada vez maior por parte das universidades por profissionais que tenham know-how na área de queimaduras para ministrarem aulas nos cursos de especialização. “Isto já é um avanço a ser comemorado, visto que até pouco tempo mal se abordava este paciente nas especializações em nutrição hospitalar e pouquíssimo se falava durante a graduação”, observa.

Patrícia Calado destaca que a atuação profissional torna-se aprimorada e assertiva com a prática clínica, o embasamento e a atualização dos conteúdos científicos e a interação, considerando a prática de atenção à saúde no modelo da interprofissionalidade.

“O Programa de Residência em Nutrição Clínica do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco oferece o conteúdo teórico-prático da atuação do nutricionista no cenário dos queimados no Estágio do Centro de Tratamento de Queimados”, conta a profissional.

Outro desafio é a falta de profissionais para compor as equipes dos CTQs. “Infelizmente, na realidade brasileira, não são todos os centros que dispõem de um nutricionista exclusivo em sua equipe. Ou seja, em muitos casos, este profissional fica responsável pelo acompanhamento de pacientes graves de mais de um setor. Esta realidade acarreta sobrecarga do profissional e dificuldade de acompanhamento adequado destes pacientes que demandam muita atenção e acompanhamento próximo durante todo o período de tratamento”, lamenta Gisele Gonçalves de Souza.

Dia do nutricionista - O dia 31 de agosto é separado para homenagear profissionais nutricionistas. A data remete à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).


 

Perfil das profissionais - Gisele Gonçalves é nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Nutrição Humana pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ), doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina (UFRJ). É nutricionista do Ministério da Saúde, atuando no Hospital Federal do Andarai há 11 anos, sendo sete deles no Centro de Tratamento de Queimados. Começou a atuar em CTQ substituindo uma colega e em dois meses disse que já estava apaixonada pelo trabalho.


Patrícia Calado Ferreira é nutricionista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (RJ) e pelo Programa de Residência em Nutrição Clínica do Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC-UFPE).  É mestre e doutora em Nutrição pela UFPE. Em 2016 iniciou a atuação como nutricionista clínica do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, onde teve a oportunidade de, junto com a equipe de profissionais nutricionistas e o instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, implantar o Programa de Residência em Nutrição Clínica do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra e, com isso, trabalhar com pacientes queimados. Em 2019, passou a atuar permanentemente no Centro de Tratamento de Queimados.


Outras Notícias

Réchaud e fondue oferecem riscos de queimaduras

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados