Nova diretoria nacional da SBQ

YD Comunicação - 18/01/2023

Profissionais atuarão no biênio 2023/2024

Eleitos em assembleia no ano passado, 14 profissionais fazem parte da nova diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), que tem como presidente o cirurgião plástico e coordenador do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador (BA), Marcus Barroso.

Confira as propostas de cada um deles para o biênio 2023/2024:

 Vice- presidente: Kelly Danielle de Araújo 


A vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araújo, é médica cirurgiã plástica e trabalha no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Nos últimos dois anos, ela foi vice-presidente da SBQ regional Minas Gerais.

A motivação para integrar a nacional veio, segundo a médica, da possibilidade de trabalhar com propostas iniciadas na gestão regional, ampliando a nível nacional, além de atuar em outras questões tão importantes para o tratamento do queimado.

As propostas para o biênio são dar continuidade à construção de rede de atenção ao queimado e continuar o papel importante que a SBQ alcança no cenário nacional de orientar, instruir e unificar.



"É uma honra poder participar desta gestão. Dar sequência ao  trabalho formidável  das gestões anteriores, é um desafio, mas contamos com o exemplo e o apoio. Gratidão por representar um grupo que realiza um trabalho tão importante", conclui.

1º Secretário: Bruno José da Costa Alcântara


O cirurgião plástico Bruno José Da Costa Alcântara foi presidente da SBQ regional Rio Grande do Sul (RS), no biênio 2019/2020, e secretário em  2021/2022. 

Segundo ele, a principal motivação para entrar na diretoria da Sociedade é de poder contribuir para o crescimento e reconhecimento da SBQ com o intuito de, cada vez mais, qualificar o atendimento dos pacientes vítimas de queimadura no país.

2º Secretária: Raquel Pan 


A enfermeira Raquel Pan é professora efetiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Sócia da SBQ há 10 anos, a profissional foi vice-diretora científica no último biênio e é membro dos comitês de Enfermagem e Prevenção. Este ano, Raquel assume os cargos de segunda secretária e representante internacional. 

Raquel diz que reforça as propostas iniciadas na gestão anterior e que vem se dedicando há alguns anos. "O desenvolvimento e intensificação de ações de prevenção; atenção às necessidades das crianças sobreviventes de queimaduras; aproximação das ações dos CTQs dos diversos 

serviços que podem vir a atender um paciente queimado; auxílio na discussão e instituição da Linha de Cuidado das Queimaduras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)". 

1º Tesoureiro: Nilmar Galdino Bandeira 


O cirurgião plástico Nilmar Galdino Bandeira trabalha no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado da Bahia (HGE). Em 2020/2022, foi presidente da SBQ regional Bahia e revisor da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ). 

Segundo Nilmar, o desafio da Tesouraria nesta gestão é de manter as contas da SBQ saudáveis e sustentáveis para as gestões futuras. "Dentre as principais propostas podemos destacar: o empenho da nova diretoria em buscar formas de aumentar a base de sócios; a divulgação e venda do curso do CNNAQ na sua versão presencial e on-line para os profissionais de saúde envolvidos no tratamento do paciente vítima de queimadura; 

aumentar o número de empresas parceiras da SBQ para que estas possam patrocinar os principais eventos organizados pela SBQ nacional e suas regionais", destaca.

2º Tesoureiro: Bruno Barreto Cintra 


O coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Bruno Barreto Cintra participa pela primeira vez da diretoria  nacional. Ele já presidiu a regional de Sergipe três vezes. 

Segundo o médico, o desejo de ampliar a prevenção e dinamizar o atendimento ao paciente grande queimado o motivaram a entrar para a diretoria nacional. As propostas para o biênio são de buscar a maior integração entre os serviços e a criação de uma rotina nacional de atendimento.

Diretor-científico: Flávio Nadruz Novaes 

O coordenador do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da Irmandade de Misericórdia de Campinas (SP), Flávio Nadruz, já foi secretário da SBQ e, por duas vezes, presidente do Congresso Mundial de Queimaduras. 

Segundo Flávio, uma das propostas para este mandato é dividir e agregar, criar uma comissão científica, formando um vínculo com a diretoria científica e com todos os comitês da SBQ. 

"Deverão ter comitês de todas as profissões envolvidas dentro do tratamento multiprofissional das queimaduras. Assim, ganhamos uma estrutura, ao mesmo tempo que levamos informação e conhecimento", conta. 

Vice-diretora científica: Moelisa Queiroz dos Santos Dantas 

A enfermeira estomaterapeuta, Moelisa Dantas, atua como coordenadora de enfermagem do CTQ do HGE/BA desde 2016. Pela primeira vez na diretora da SBQ, ela conta que sua participação foi motivada  pela percepção dos avanços no modo de gestão da SBQ, que se mostrou participativa e com o foco na interdisciplinaridade. 

"Percebo a enfermagem como uma categoria que tem grande responsabilidade junto ao manejo clínico e à humanização do cuidado às pessoas com queimaduras. Espero que nesse biênio possamos atualizar as diretrizes que fundamentam o cuidado a essas pessoas, possibilitando a unificação do processo, mesmo considerando as 

diferentes regiões do país. A construção de uma linha de cuidado é necessária e, ao meu ver, a maior contribuição que essa gestão pode trazer para a sociedade", destaca.

Representantes internacionais: 

- Luiz Philipe Molina Vana: 


o cirurgião plástico continua na direção da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) como representante internacional, desta vez, para o biênio 2023/2024. Ele fez parte do biênio anterior no cargo e foi presidente da SBQ em 2017/2019. .

O especialista destaca que seu objetivo na direção da SBQ é aproximar ainda mais as sociedades internacionais, contribuir para a Revista Brasileira de Queimaduras (RBA), continuar com o CampSamba - que ele trouxe para o Brasil – e evoluir com projetos da Organização Mundial da Saúde (OMS), de banco de dados do Brasil (Datasus) e com Conselho Federal de Medicina. 

“Interagindo todas as sociedades, ajudamos para que os pacientes tenham acesso a serviços de qualidade em todo o país”, ressalta.

- Eduardo Loschpe Gus: 

Membro do Comitê de Reconstrução da American Burn Association e, no Brasil, será a primeira atuação institucional. “Minha relação com a SBQ se estreitou muito durante a última gestão, por meio de diversas interações com o antigo presidente, José Adorno”. Dessa forma, o especialista acredita que o convite para participar da diretoria surgiu devido a essas interações e ao treinamento e posicionamento no exterior. “A ideia é dividir o conhecimento que eu adquiri no exterior com o provedor de atenção ao queimado no Brasil. Me sinto honrado e feliz em poder participar na gestão da SBQ”, destacou.              

-Raquel Pan: 


A enfermeira  também assume o cargo de representante internacional. Ela foi escolhida como representante da América do Sul no Comitê Executivo da International Society for Burn Injury (Isbi), instituição internacional de prevenção a queimaduras, para 2022/2024.


"Minhas propostas são: a valorização da equipe multiprofissional que assiste o paciente queimado nos mais diversos níveis; aproximação das ações da SBQ da Isbi e membro de três comitês (Enfermagem, Prevenção e Educação)", destaca.

Representante Interinstitucional Nacional: José Adorno


O cirurgião plástico José Adorno foi presidente da SBQ nos últimos dois biênios; foi presidente da regional Distrito Federal mais de uma vez e secretário da SBQ  Nacional em 2017/2018.

Agora, ele é o responsável pela articulação interinstitucional na diretoria nacional. "Vou avançar na construção da Linha de Cuidados das Queimaduras junto ao Ministério da Saúde; articular com outras autarquias e instituições para apoiar melhorias na cadeia de produção de prevenção, tratamento e reabilitação; elaborar instrumento de avaliação das unidades de 

queimados no país; projetos setoriais dos instrumentos de continuidade de cuidado pós trauma e apoio técnico científico na construção de políticas do setor", destaca Adorno.

Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ): André Oliveira Paggiaro

Na Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) assume o cirurgião plástico André Oliveira Paggiaro, também chefe da Unidade de Queimado do Hospital das Clínicas e do Banco de Tecidos do ICHC, todos em São Paulo. O especialista nunca havia atuado na Sociedade Brasileira de Queimaduras, mas se sente muito feliz com a oportunidade e entusiasmado com a possibilidade de contribuir para a melhora da RBQ. 

“O motivo para aceitar participar da gestão atual é o interesse científico em ajudar a melhorar, cada vez mais, a qualidade da Revista Brasileira de Queimaduras”, afirma. Desta forma, André pretende colocar em prática algumas propostas, como cumprir a periodicidade, aumentar as bases 

de dados de indexação, introduzir o DOi e incentivar o aumento da produção científica entre os médicos que tratam dos pacientes queimados no Brasil.

Conselho fiscal 1º: Breno Bezerra Gomes de Pinho Pessoa 

O doutor Breno é cirurgião plástico do Instituto dr. José Frota, que fica em Fortaleza/CE e é a primeira vez que participa da diretoria da SBQ. Ele conta que está participando devido ao convite feito pelo novo presidente.

Conselho fiscal 2º: Leonardo Augusto Fogaça Tavares 


O fisioterapeuta Leonardo Augusto Fogaça Tavares atua no Hospital João XXIII e na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), ambos em Belo Horizonte (MG). Assume pela primeira vez um cargo na diretoria da SBQ a convite da vice-presidente, Kelly Araújo. 

"Quero me inteirar e interagir com membros de diversas categorias profissionais, em diversos níveis de atuação e conhecimento. Além de colaborar com o meu conhecimento em fisioterapia. 

Conselho fiscal 3º: Izabela Figueiredo de Sousa Honorato

Atualmente, Izabela é enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do Complexo Hospitalar de Urgência da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG) e atuante na SBQ desde 2019, quando foi secretária da regional da SBQ/MG, até 2020.

Para esta gestão, o objetivo é contribuir para o crescimento e fortalecimento da Sociedade Brasileira de Queimaduras e na formação de profissionais que atuam na assistência de pacientes queimados. “Pretendo apoiar os projetos instituídos pela diretoria, prezando pela transparência e sustentabilidade”, explica.

Além disso, a enfermeira destaca que o país necessita de políticas públicas e diretrizes voltadas a linha de cuidados em queimaduras. “A SBQ contribui, e vamos reforçar ainda  mais, promovendo conhecimento técnico e científico”, ressalta Izabela Honorato.


Leia mais:


Recentemente o cirurgião plástico e coordenador do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador (BA), Marcus Barroso, falou sobre suas propostas para os próximos anos como presidente nacional da SBQ. Confira.