- 23/05/2025
Perdemos, nesta sexta-feira (23), uma das profissionais mais engajadas em melhorar o atendimento a vítimas de queimaduras neste país. A nutricionista Gisele Gonçalves de Souza partiu, deixando uma tristeza profunda em quem conviveu com ela, mas também um rastro de luz que iluminou muitos pacientes e profissionais que tiveram o prazer da sua companhia.
Com mestrado em nutrição e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gisele era servidora do Ministério da Saúde desde 2009, alocada no Hospital Federal do Andaraí, referência no tratamento de queimados no Rio de Janeiro. Sua última lotação foi no Centro de Tratamento de Queimados da unidade.
Sua paixão por atender pacientes com queimaduras nasceu em 2013, quando iniciou os trabalhos no CTQ Dr. Oscar Plaisant, ao observar o trabalho interdisciplinar desenvolvido com tamanho cuidado, atenção e dedicação aos pacientes.
Atualmente, Gisele era conselheira fiscal da Sociedade Brasileira de Queimaduras e membro do Comitê de Nutrição da entidade. Por diversas vezes, dividiu seus conhecimentos no SIG Queimaduras e em artigos publicados na Revista Brasileira de Queimaduras.
Sua trajetória dentro da SBQ começou em 2017, ano em que foi convidada a participar da diretoria da SBQ/RJ como secretária. Dois anos depois foi vice-presidente e em 2021, assumiu a presidência da regional, onde ficou por um mandato.
A SBQ manifesta seu profundo agradecimento a tudo que Gisele foi e fez na sua atuação na saúde e lamenta sua partida tão precoce. Aos amigos e familiares, desejamos força e serenidade para atravessar esse momento de dor.