YD Comunicação - 07/11/2022
As ações efetivas de prevenção começarão a valer a partir do próximo ano
As campanhas de prevenção de queimaduras são de extrema importância para evitar acidentes e conscientizar a população dos riscos. Por isso, todo ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove a campanha Junho Laranja. Para marcar a data no calendário oficial, o município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, instituiu, por lei municipal, a Semana da Campanha Municipal de Prevenção às Queimaduras, que será implementado a partir de junho de 2023.
De acordo com o documento, a primeira semana de junho de cada ano deverá ser incluída no rol de eventos municipais, com ações e veiculação nas mídias sobre o tema. Os alunos das escolas, também, receberão palestras e atividades educativas para conscientizar sobre as queimaduras.
"O PL visa à educação e à conscientização de indivíduos ao lidar com as diversas atividades envolvendo fogo e altas temperaturas. Economicamente, é fundamental a proposta apresentada ao cotejar o alto custo do tratamento de queimados e o afastamento do indivíduo de suas atividades produtivas por longo tempo", afirma o autor do PL, o vereador Marcelo de Jesus Martins.
Segundo o presidente da regional da SBQ em Minas Gerais, Marcelo Lopes Ribeiro, esta é uma conquista muito importante. Ele diz que, nos últimos dez anos, o estado teve vários tipos de enfermidades graves por causa das queimaduras. "Neste ano, na Campanha Junho Laranja, iluminamos mais de 40 monumentos no estado e desenvolvemos uma série de ações. Um mês depois da campanha teve queda no número de queimaduras, mas voltou a subir um tempo depois. Por isso, o trabalho com campanhas precisa ser contínuo", conclui o médico Marcelo Ribeiro.
JUNHO LARANJA - O mês de junho é dedicado à causa em razão do Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, em 6 de junho, instituído pela nº Lei 12.026/2009. O objetivo é alertar a população e autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que eles podem causar.