YD Comunicação - 04/06/2021
Diversos pontos pelo Brasil recebem a cor característica da campanha de prevenção de queimaduras
A cor laranja tem tomado conta de edificações imponentes em diversos estados brasileiros para marcar uma importante luta: a prevenção de acidentes com queimaduras. A ação, promovida graças ao empenho das regionais da Sociedade Brasileira de Queimaduras, pretende chamar a atenção da população e autoridades para quanto ao risco de acidentes que deixam marcas físicas e psicológicas.
A iluminação faz parte da programação do Junho Laranja. No Distrito Federal, por exemplo, o Congresso Nacional ficará iluminado nos dias 10 e 11 em apoio a todas as vítimas de queimaduras. O Hospital Alvorada, também no DF, refletirá a cor durante todo este mês.
Em Pernambuco, o Hospital da Restauração também abraçou a causa e a torre da antena da rede Globo sustentará o laranjado a partir do dia 6. Em São Paulo, os monumentos iluminados são a Assembleia Legislativa e a Prefeitura. Já em Sergipe, durante todo o mês, o Hospital de Urgência recebe a cor laranja.
No estado de Goiás, monumentos ficarão alaranjados a partir do dia 6. São eles: Viaduto Latif Seba - na Praça do Ratinho, Centro Administrativo de Anápolis, além do Trevo e da Estação da cidade. No Rio Grande do Norte, a iluminação é destaque na Arena Dunas.
No Espírito Santo, a cor ganhou destaque na Assembleia Legislativa, Secretaria de Saúde, Câmara Municipal e prefeituras de Vitória e de Vila Velha. No Rio Grande do Sul, o Estádio do Internacional será iluminado neste sábado (5).
Já em Minas Gerais, 16 locais que recebem a luz característica em apoio à campanha. Os pontos participantes são: Associação Médica de Minas Gerais, Tribunal de Justiça, Memorial Minas Gerais Vale, Torre Altavila, Museus das Minas e do Metal Gerdau, Clínica Bônica, Hospital João XXIII, Minas Tênis Clube, Hospital Mater Dei, Hospital César Leite, e em Manhuaçu, Colégio Sagrado Coração de Maria.
Ainda em Minas Gerais, a partir da próxima semana, Corpo de Bombeiros e a Faculdade de Medicina. Até o dia 15, a Assembleia Legislativa de MG receberá a cor e, no dia 6, o Estádio Mineirão.
“Há 21 anos foi estimado o quantitativo de centros de tratamento de queimados para Minas Gerais e era necessário ampliar sua rede. Porém, de lá para cá, diminuiu-se ainda mais o número. Há a urgência em resolver essa situação crítica. Ter a visibilidade para este foco, “queimaduras”, é muito importante, principalmente em se tratando de prevenção, podendo reduzir o número de pessoas que demandem desses serviços”, alerta a vice-presidente da regional da SBQ em Minas Gerais, Kelly de Araújo.
Para o presidente da regional de Goiás da SBQ, Ricardo Piccolo Daher, essa iluminação é muito importante. "A conscientização da população passa por esses momentos de luz", afirma.
Outros estados ainda podem se juntar à lista, pois estão no aguardo de autorização oficial.
*Crédito imagens MG - Gustavo Pontello