Monumentos são iluminados em prol do Junho Laranja

YD Comunicação - 04/06/2021

Diversos pontos pelo Brasil recebem a cor característica da campanha de prevenção de queimaduras

A cor laranja tem tomado conta de edificações imponentes em diversos estados brasileiros para marcar uma importante luta: a prevenção de acidentes com queimaduras. A ação, promovida graças ao empenho das regionais da Sociedade Brasileira de Queimaduras, pretende chamar a atenção da população e autoridades para quanto ao risco de acidentes que deixam marcas físicas e psicológicas.

A iluminação faz parte da programação do Junho Laranja. No Distrito Federal, por exemplo, o Congresso Nacional ficará iluminado nos dias 10 e 11 em apoio a todas as vítimas de queimaduras. O Hospital Alvorada, também no DF, refletirá a cor durante todo este mês.

Em Pernambuco, o Hospital da Restauração também abraçou a causa e a torre da antena da rede Globo sustentará o laranjado a partir do dia 6. Em São Paulo, os monumentos iluminados são a Assembleia Legislativa e a Prefeitura. Já em Sergipe, durante todo o mês, o Hospital de Urgência recebe a cor laranja.

No estado de Goiás, monumentos ficarão alaranjados a partir do dia 6. São eles: Viaduto Latif Seba - na Praça do Ratinho, Centro Administrativo de Anápolis, além do Trevo e da Estação da cidade. No Rio Grande do Norte, a iluminação é destaque na Arena Dunas.

No Espírito Santo, a cor ganhou destaque na Assembleia Legislativa, Secretaria de Saúde, Câmara Municipal e prefeituras de Vitória e de Vila Velha. No Rio Grande do Sul, o Estádio do Internacional será iluminado neste sábado (5).

Já em Minas Gerais, 16 locais que recebem a luz característica em apoio à campanha. Os pontos participantes são: Associação Médica de Minas Gerais, Tribunal de Justiça, Memorial Minas Gerais Vale, Torre Altavila, Museus das Minas e do Metal Gerdau, Clínica Bônica, Hospital João XXIII, Minas Tênis Clube, Hospital Mater Dei, Hospital César Leite, e em Manhuaçu, Colégio Sagrado Coração de Maria.

Ainda em Minas Gerais, a partir da próxima semana, Corpo de Bombeiros e a Faculdade de Medicina. Até o dia 15, a Assembleia Legislativa de MG receberá a cor e, no dia 6, o Estádio Mineirão.

“Há 21 anos foi estimado o quantitativo de centros de tratamento de queimados para Minas Gerais e era necessário ampliar sua rede. Porém, de lá para cá, diminuiu-se ainda mais o número. Há a urgência em resolver essa situação crítica. Ter a visibilidade para este foco, “queimaduras”, é muito importante, principalmente em se tratando de prevenção, podendo reduzir o número de pessoas que demandem desses serviços”, alerta a vice-presidente da regional da SBQ em Minas Gerais, Kelly de Araújo.

Para o presidente da regional de Goiás da SBQ, Ricardo Piccolo Daher, essa iluminação é muito importante. "A conscientização da população passa por esses momentos de luz", afirma.

Outros estados ainda podem se juntar à lista, pois estão no aguardo de autorização oficial.

*Crédito imagens MG - Gustavo Pontello







Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”