Marcada pelo fogo - A violência sofrida fez Bruna tentar suicídio. Mas ela deu a volta por cima!

YD Comunicação - 25/11/2020

Água fervente, álcool, ácidos. Não importa o meio utilizado. A dor é intensa. No corpo e na alma. Só quem sobreviveu sabe. E não são poucas as mulheres vítimas da covardia, seja ela vinda de quem for. Neste Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, a Sociedade Brasileira de Queimaduras conta a história de Bruna Carvalho, 36 anos, uma sobrevivente de queimadura auto-provocada, na tentativa de apagar da memória o abuso sofrido na adolescência. 

Bruna ainda era criança quando o padrasto abusou dela, sexualmente, pela primeira vez. “Eu tinha 9 anos de idade e não sabia muito bem o que era aquilo. Era ameaçada de morte e emocionalmente. Vivi aquilo até os meus 15 anos de idade, tentando proteger minha irmã mais nova de viver o mesmo que eu. Mas descobri que era tarde. Ela também já estava sendo abusada. Foi quando tentei tirar minha vida pela primeira vez, me jogando de um carro em alta velocidade”, relembra, ainda sentindo as dores.

Ela e a irmã contaram para a mãe, na esperança de que tudo terminasse. “Não sofremos mais abuso, porque minha mãe, em vez de nos defender, foi embora com o parceiro dela. A decepção foi tão grande, por ela ter nos deixado, que em 2002 eu tentei acabar com minha vida outra vez. Entrei para o banheiro, joguei uma garrafa inteira de álcool em mim e risquei um palito de fósforo. Só me lembro do barulho e de ser jogada contra a parede”, detalha Bruna.

O socorro veio dos avós. “Tudo isso ainda mexe muito comigo. Eu me tremo de contar. Mas, encontrei Jesus Cristo e o apoio do meu esposo, que me ajuda todos os dias e é sempre muito compreensivo”, conta ela, que ainda hoje carrega as marcas na pele de um dia de desespero pela violência sofrida.

“Toda guerreira tem suas cicatrizes. Não conheço uma mulher forte que tenha tido um passado fácil!”. A frase, da mulher guerreira, mostra que é possível dar a volta por cima. Mas ela também aconselha quem não precisa passar por isso: “busque ajuda, não passe calada. Escolha alguém de confiança e conte o que está acontecendo. Sempre tem solução”.


A história de Bruna é semelhante a muitas outras. Somente em 2017, levantamento nacional mais recente feito pelo Observatório da Mulher contra violência, feito pelo Senado Federal, quase cinco mil mulheres morreram vítimas de algum tipo de violência provocada, principalmente, por companheiros ou ex-companheiros. Destas, cerca de 2% tiveram como agente causador substâncias quentes. Isso sem contar as que sobreviveram aos ataques e aquelas que provocaram a própria morte por não aguentarem mais sofrer com a violência e os abusos.

Dados do Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha apontam que, a cada dois segundos, uma mulher é vítima

de violência física ou verbal no Brasil. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil registrou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019.

25 de Novembro

A data foi criada em 1999, pela Organização das Nações Unidas e homenageia as irmãs Mirabel, dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas. Elas se opuseram à ditadura da época em seu país e foram assassinadas em 25 de novembro de 1960.


Outras Notícias

Réchaud e fondue oferecem riscos de queimaduras

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados