Ligas acadêmicas usam SBQ como fonte de pesquisa e capacitação

YD Comunicação - 25/02/2023

Cursos, pesquisas, artigos e congressos ajudam estudantes a complementar conhecimento para anteder pacientes queimados

É unanimidade entre as ligas universitárias que a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) é importante fonte de pesquisa e capacitação, complementando ou até mesmo incluindo na vida acadêmica o que não há nas universidades. Para muitos estudantes, o que falta na grade curricular sobre atendimento ao grande queimado, tem de sobra nos cursos, site e revista da SBQ. 

“Na universidade, só tive teoria na parte de pediatria e em primeiros socorros e como gosto da área, quando descobri o site da SBQ, foi como cair em um parque de diversões. É um local fundamental para acadêmicos e profissionais. Além disso, é importante fonte também para a sociedade”, observa Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que reúne 35 alunos.

A mesma observação faz Katia Keiko, diretora do Departamento de Ligas da Universidade Anhembi Morumbi. “Enxergamos o papel da SBQ de fundamental importância, pois na grade curricular, quando é falado sobre queimados, é muito simples e na hora de estarmos atendendo um paciente queimado, muitas vezes só sabemos o básico. A gente sempre recebe os avisos de capacitações da SBQ e só temos a agradecer”, destaca.

Conforme lembra o presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos José Barbosa de Carvalho, algumas universidades do Brasil não possuem materiais exclusivos sobre manejo de pacientes  grande queimados. 

“Nesse sentido, há a preocupação do corpo discente em se aperfeiçoar e aprimorar os conceitos relacionados a está temática. Ao longo da parceria entre ABLACRJ e SBQ, é nítida a relevância do tema para melhor conduzir os casos de queimaduras e desenvolver, da melhor maneira possível, o conhecimento entre os acadêmicos de medicina, priorizando sempre o cuidado médico-paciente”, observa. 

Para Jacqueline Guerra, presidente da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, ela vai além de fonte para pesquisa. “A importância do assunto e a prevalência das queimaduras na sociedade reforçam o papel fundamental da SBQ na conscientização da população por meio de campanhas e capacitação de profissionais da saúde por meio de várias cartilhas e da revista”. 

A liga, que reúne 40 alunos, inclusive já foi parceira da SBQ na produção de um manual de queimaduras. “Os materiais são de excelente qualidade e são ferramentas auxiliadoras no aprendizado tanto de leigos quanto de profissionais”.

RBQ -  A revista é outro ponto de apoio para os universitários. “Utilizamos a revista da SBQ como fonte de conhecimento e de aperfeiçoamento acadêmico por ser uma revista com critérios científicos rígidos e baseados em evidências”, conta Carlos. Ele representa a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia - Capítulo Rio de Janeiro, com 2400 alunos participantes de ligas filiadas; e a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFRJ, com 140 alunos por semestre letivo em 2022. 

Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), também diz utilizar a RBQ como fonte de pesquisa. “Sempre tem temáticas novas lá”, destaca.

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)