Ligas acadêmicas usam SBQ como fonte de pesquisa e capacitação

YD Comunicação - 25/02/2023

Cursos, pesquisas, artigos e congressos ajudam estudantes a complementar conhecimento para anteder pacientes queimados

É unanimidade entre as ligas universitárias que a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) é importante fonte de pesquisa e capacitação, complementando ou até mesmo incluindo na vida acadêmica o que não há nas universidades. Para muitos estudantes, o que falta na grade curricular sobre atendimento ao grande queimado, tem de sobra nos cursos, site e revista da SBQ. 

“Na universidade, só tive teoria na parte de pediatria e em primeiros socorros e como gosto da área, quando descobri o site da SBQ, foi como cair em um parque de diversões. É um local fundamental para acadêmicos e profissionais. Além disso, é importante fonte também para a sociedade”, observa Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que reúne 35 alunos.

A mesma observação faz Katia Keiko, diretora do Departamento de Ligas da Universidade Anhembi Morumbi. “Enxergamos o papel da SBQ de fundamental importância, pois na grade curricular, quando é falado sobre queimados, é muito simples e na hora de estarmos atendendo um paciente queimado, muitas vezes só sabemos o básico. A gente sempre recebe os avisos de capacitações da SBQ e só temos a agradecer”, destaca.

Conforme lembra o presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos José Barbosa de Carvalho, algumas universidades do Brasil não possuem materiais exclusivos sobre manejo de pacientes  grande queimados. 

“Nesse sentido, há a preocupação do corpo discente em se aperfeiçoar e aprimorar os conceitos relacionados a está temática. Ao longo da parceria entre ABLACRJ e SBQ, é nítida a relevância do tema para melhor conduzir os casos de queimaduras e desenvolver, da melhor maneira possível, o conhecimento entre os acadêmicos de medicina, priorizando sempre o cuidado médico-paciente”, observa. 

Para Jacqueline Guerra, presidente da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, ela vai além de fonte para pesquisa. “A importância do assunto e a prevalência das queimaduras na sociedade reforçam o papel fundamental da SBQ na conscientização da população por meio de campanhas e capacitação de profissionais da saúde por meio de várias cartilhas e da revista”. 

A liga, que reúne 40 alunos, inclusive já foi parceira da SBQ na produção de um manual de queimaduras. “Os materiais são de excelente qualidade e são ferramentas auxiliadoras no aprendizado tanto de leigos quanto de profissionais”.

RBQ -  A revista é outro ponto de apoio para os universitários. “Utilizamos a revista da SBQ como fonte de conhecimento e de aperfeiçoamento acadêmico por ser uma revista com critérios científicos rígidos e baseados em evidências”, conta Carlos. Ele representa a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia - Capítulo Rio de Janeiro, com 2400 alunos participantes de ligas filiadas; e a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFRJ, com 140 alunos por semestre letivo em 2022. 

Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), também diz utilizar a RBQ como fonte de pesquisa. “Sempre tem temáticas novas lá”, destaca.

Outras Notícias

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025

XV CBQ encerra com muita troca de conhecimento

Atenção durante festas juninas pode evitar acidentes com queimaduras

Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

Técnicas de camuflagem cosmética elevam autoestima de vítimas de queimaduras

SBQ divulga resultados dos trabalhos científicos enviados para o XV CBQ 2025

Prédios públicos ganham a cor laranja em alusão ao mês de conscientização quanto à prevenção de queimaduras

Queimaduras levam cerca de 70 mil pessoas ao hospital anualmente no Brasil

Sobrevivente de tentativa de feminícidio, Cristina Lopes hoje atua em prol de queimados e de mulheres

Inscrições abertas para o CNNAQ edição Brasília

Lançamento do Junho Laranja falou sobre tipos de violência e deixou reflexão para o futuro

Começa o mês de prevenção a queimaduras: o Junho Laranja!

Lívia Cristal encontrou na maquiagem uma forma de se empoderar e encorajar outras mulheres

SBQ promove webconferência em 2 de junho para lançar campanha de prevenção a queimaduras de 2025

Fala, presidente: representante do RS, Francisco Tostes destaca as atividades previstas para o Junho Laranja

Especial ex-presidentes: Marcus Barroso é o último entrevistado da série que celebra os 30 anos da SBQ

Junho Laranja terá lives, webconferências, seminários e caminhada