Ligas acadêmicas usam SBQ como fonte de pesquisa e capacitação

YD Comunicação - 25/02/2023

Cursos, pesquisas, artigos e congressos ajudam estudantes a complementar conhecimento para anteder pacientes queimados

É unanimidade entre as ligas universitárias que a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) é importante fonte de pesquisa e capacitação, complementando ou até mesmo incluindo na vida acadêmica o que não há nas universidades. Para muitos estudantes, o que falta na grade curricular sobre atendimento ao grande queimado, tem de sobra nos cursos, site e revista da SBQ. 

“Na universidade, só tive teoria na parte de pediatria e em primeiros socorros e como gosto da área, quando descobri o site da SBQ, foi como cair em um parque de diversões. É um local fundamental para acadêmicos e profissionais. Além disso, é importante fonte também para a sociedade”, observa Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que reúne 35 alunos.

A mesma observação faz Katia Keiko, diretora do Departamento de Ligas da Universidade Anhembi Morumbi. “Enxergamos o papel da SBQ de fundamental importância, pois na grade curricular, quando é falado sobre queimados, é muito simples e na hora de estarmos atendendo um paciente queimado, muitas vezes só sabemos o básico. A gente sempre recebe os avisos de capacitações da SBQ e só temos a agradecer”, destaca.

Conforme lembra o presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos José Barbosa de Carvalho, algumas universidades do Brasil não possuem materiais exclusivos sobre manejo de pacientes  grande queimados. 

“Nesse sentido, há a preocupação do corpo discente em se aperfeiçoar e aprimorar os conceitos relacionados a está temática. Ao longo da parceria entre ABLACRJ e SBQ, é nítida a relevância do tema para melhor conduzir os casos de queimaduras e desenvolver, da melhor maneira possível, o conhecimento entre os acadêmicos de medicina, priorizando sempre o cuidado médico-paciente”, observa. 

Para Jacqueline Guerra, presidente da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, ela vai além de fonte para pesquisa. “A importância do assunto e a prevalência das queimaduras na sociedade reforçam o papel fundamental da SBQ na conscientização da população por meio de campanhas e capacitação de profissionais da saúde por meio de várias cartilhas e da revista”. 

A liga, que reúne 40 alunos, inclusive já foi parceira da SBQ na produção de um manual de queimaduras. “Os materiais são de excelente qualidade e são ferramentas auxiliadoras no aprendizado tanto de leigos quanto de profissionais”.

RBQ -  A revista é outro ponto de apoio para os universitários. “Utilizamos a revista da SBQ como fonte de conhecimento e de aperfeiçoamento acadêmico por ser uma revista com critérios científicos rígidos e baseados em evidências”, conta Carlos. Ele representa a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia - Capítulo Rio de Janeiro, com 2400 alunos participantes de ligas filiadas; e a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFRJ, com 140 alunos por semestre letivo em 2022. 

Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), também diz utilizar a RBQ como fonte de pesquisa. “Sempre tem temáticas novas lá”, destaca.

Outras Notícias

CNNAQ está com data marcada. Não perca a chance de participar do curso completo sobre normatização de atendimento ao queimado

Edital de Convocação - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!