Ligas acadêmicas usam SBQ como fonte de pesquisa e capacitação

YD Comunicação - 25/02/2023

Cursos, pesquisas, artigos e congressos ajudam estudantes a complementar conhecimento para anteder pacientes queimados

É unanimidade entre as ligas universitárias que a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) é importante fonte de pesquisa e capacitação, complementando ou até mesmo incluindo na vida acadêmica o que não há nas universidades. Para muitos estudantes, o que falta na grade curricular sobre atendimento ao grande queimado, tem de sobra nos cursos, site e revista da SBQ. 

“Na universidade, só tive teoria na parte de pediatria e em primeiros socorros e como gosto da área, quando descobri o site da SBQ, foi como cair em um parque de diversões. É um local fundamental para acadêmicos e profissionais. Além disso, é importante fonte também para a sociedade”, observa Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que reúne 35 alunos.

A mesma observação faz Katia Keiko, diretora do Departamento de Ligas da Universidade Anhembi Morumbi. “Enxergamos o papel da SBQ de fundamental importância, pois na grade curricular, quando é falado sobre queimados, é muito simples e na hora de estarmos atendendo um paciente queimado, muitas vezes só sabemos o básico. A gente sempre recebe os avisos de capacitações da SBQ e só temos a agradecer”, destaca.

Conforme lembra o presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos José Barbosa de Carvalho, algumas universidades do Brasil não possuem materiais exclusivos sobre manejo de pacientes  grande queimados. 

“Nesse sentido, há a preocupação do corpo discente em se aperfeiçoar e aprimorar os conceitos relacionados a está temática. Ao longo da parceria entre ABLACRJ e SBQ, é nítida a relevância do tema para melhor conduzir os casos de queimaduras e desenvolver, da melhor maneira possível, o conhecimento entre os acadêmicos de medicina, priorizando sempre o cuidado médico-paciente”, observa. 

Para Jacqueline Guerra, presidente da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, ela vai além de fonte para pesquisa. “A importância do assunto e a prevalência das queimaduras na sociedade reforçam o papel fundamental da SBQ na conscientização da população por meio de campanhas e capacitação de profissionais da saúde por meio de várias cartilhas e da revista”. 

A liga, que reúne 40 alunos, inclusive já foi parceira da SBQ na produção de um manual de queimaduras. “Os materiais são de excelente qualidade e são ferramentas auxiliadoras no aprendizado tanto de leigos quanto de profissionais”.

RBQ -  A revista é outro ponto de apoio para os universitários. “Utilizamos a revista da SBQ como fonte de conhecimento e de aperfeiçoamento acadêmico por ser uma revista com critérios científicos rígidos e baseados em evidências”, conta Carlos. Ele representa a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia - Capítulo Rio de Janeiro, com 2400 alunos participantes de ligas filiadas; e a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFRJ, com 140 alunos por semestre letivo em 2022. 

Giovani Vendramin, secretário da Liga Acadêmica de Trauma Clínica Cirúrgica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), também diz utilizar a RBQ como fonte de pesquisa. “Sempre tem temáticas novas lá”, destaca.

Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais