Junho Laranja tem programação para todas as idades

YD Comunicação - 05/06/2021

Semana terá vídeos lúdicos, aulas, lives e muito conteúdo para os profissionais de saúde e o público em geral

A campanha Junho Laranja segue com extensa programação para todas as idades, profissionais de saúde e público em geral. A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) nacional e as regionais, os parceiros e os patrocinadores estão mobilizados em fazer uma linda campanha e conscientizar a população da mistura perigosa que é o álcool e o fogo.

No sábado (5), às 19h, a Associação Maranhense de Apoio de Sobreviventes de Queimaduras (Amasq) vai apresentar a live “Prevenção a queimaduras em tempos de pandemia e primeiros socorros”, no instagram da @amasq_queimaduras. A diretora executiva da associação, Linda Kaene, irá conversar sobre o tema com a vice-presidente da Liga das Queimaduras da Universidade Ceuma, Glenda Mesquita.

O domingo (6), Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, será de muito conteúdo. Abrindo o dia, um grupo de jovens do Coral CampSamba (acampamento para jovens vítimas de queimaduras) preparou uma emocionante apresentação.

Ainda no domingo, terá o lançamento do vídeo em que o cirurgião plástico e membro do Comitê de Prevenção da SBQ, Marco Almeida, fala sobre os cuidados com o álcool e oferece dicas para evitar acidentes em casa.

A presidente da regional de São Paulo e presidente do Instituto de Políticas e Atenção a Queimaduras (IPAQ), Elaine Marlene Tacla, preparou para este importante dia, em parceria com um grupo de teatro, um vídeo com dicas da Dona Clotilde que fala sobre os acidentes com crianças.

Mais tarde, às 17h, a regional do Rio de Janeiro fará uma  live: Primeiros Socorros em Queimaduras, com um bate-papo entre a especialista em pediatria e membro da diretoria da SBQ/RJ, Maria Cristina Serra, e o cirurgião plástico e vice-presidente da SBQ/ RJ, Bruno Bianco, no instagram da regional @sbqrj.

Crianças envolvidas – No Brasil, cerca de 150 mil internações acontecem por ano em razão de queimaduras. Desse total, em média, 30% acometem crianças. Por isso, na segunda-feira (7), a semana começa com o lançamento de um vídeo lúdico que apresenta os principais cuidados para se ter com as crianças no manuseio do álcool em gel. A produção traz importantes dicas de primeiros socorros em caso de contato com os olhos, de fogo ou de ingestão do álcool. 

Na sexta-feira (11), as crianças continuam em destaque com dicas de cuidados em casa e na rua. Será lançado, ainda, um vídeo educativo em que o boneco Marquinhos se queima e procura o cirurgião plástico e chefe do setor de queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto, que “trata” a queimadura do personagem e tem uma importante conversa alertando para os perigos na cozinha.

Ao longo da semana, terão dicas de substitutos do álcool no combate à covid-19 e como os riscos de acidentes foram intensificados neste período.

Na terça-feira (8), às 17h, a ONG Pró-Queimados programou um bate papo virtual sobre prevenção e vivências em queimaduras. O dia terá ainda vídeos de orientação e prevenção.

Capacitação – Para os profissionais da saúde, também na terça-feira (8), a SBQ regional de Sergipe preparou, às 8h, o curso online de Atualização ao atendimento do paciente queimado. Às 17h, haverá reunião científica com a Liga Laderm sobre a atuação da fisioterapia na UTI de queimados.

Domingo (13), o cirurgião plástico e tesoureiro da SBQ, Mário Frattini, ministrará uma aula aberta com o tema Tratamento do Grande Queimado na UTI. 

Para não perder nenhum evento, no Instagram da SBQ, nos destaques, tem uma pasta destinada às lives do mês de junho. E diariamente serão publicados os eventos do dia seguinte.

Acompanhe as redes sociais e o site da SBQ para acompanhar a campanha e o cronograma. Não esqueça de curtir e compartilhar nossos posts para dar mais visibilidade à esta importante causa.

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”