Frente Parlamentar é lançada em prol de vítimas de queimaduras

- 04/12/2019

A noite de ontem (03/12) foi especial para as vítimas de queimaduras do Brasil. Foi lançada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado. Segundo o presidente da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), dr. José Adorno, este é um passo extremamente importante que irá ajudar a evoluir e fortalecer as políticas públicas, principalmente, colocando a prevenção em destaque no SUS e a melhoria do tratamento. A SBQ atuou diretamente na criação desta Frente, que foi o resultado I Fórum de Prevenção em Queimaduras realizado pela Liga de Queimaduras São Paulo, no mês de agosto. 


Durante o lançamento da Frente, a SBQ já propôs pautas que podem começar com a prevenção e seguem até a reabilitação do paciente. “O primeiro passo será organizar as agendas para 2020 com os parlamentares e entidades para implementar os objetivos e utilizar esta ferramenta do poder legislativo em nosso favor”, comenta dr. Adorno. Além dos senadores e deputados, o Ministério da Saúde e os Conselhos Federais de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia também estiveram representados, assim como pacientes e ONGs Sobreviva, Avance e a Liga de São Paulo. 


Os principais objetivos da Frente, que é presidida pelo deputado federal Roberto de Lucena (Podemos/SP), serão a ampliação do acesso a tratamentos especializados e a implantação de políticas de prevenção de queimaduras, além de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial das vítimas. Outras prioridades são a criação de um banco de dados epidemiológicos, a capacitação de profissionais e a construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no SUS.


Anualmente, 100 mil vítimas de queimaduras no Brasil precisam de internação, sendo que as crianças de zero a dez anos são as maiores vítimas. De acordo com dr. José Adorno, para reduzir estes números, tudo começa com políticas eficazes de prevenção que atinjam as famílias e as escolas. “Além disso, o número de centros de tratamento está muito abaixo da necessidade. Contabilizamos 65 serviços especializados em tratamentos de queimaduras em todo Brasil”, reforça. Segundo ele, muitos destes serviços que compõem a Rede de Assistência à Queimados não estão credenciados pelo Ministério da Saúde e isso também faz parte da agenda positiva da frente. 


“Todos os presentes - legisladores, presidentes de conselhos profissionais, representantes de pacientes na voz das ONGs e voluntários - comentaram sobre a necessidade de melhorias, depoimentos que foram confirmados pelo discurso do presidente da Frente, deputado Roberto de Lucena, em perfeita sintonia com os reclames de todos ali representados”, finaliza.

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios