YD Comunicação - 15/05/2023
Pela primeira vez fazendo parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o cirurgião plástico Carlos Alberto de Albuquerque Maranhão é presidente da regional do Mato Grosso, e falou um pouquinho conosco sobre a sua realidade de trabalho no único centro de tratamento de queimaduras (CTQ) do estado, no Hospital Municipal de Cuiabá. Apesar das dificuldades, contam com uma boa estrutura e tratamento seguro.
- Como iniciou o atendimento a pacientes queimados?
Eu me formei no Rio de Janeiro e desde que mudei para Cuiabá trabalho no atendimento a pacientes queimados, desde 1991.
- O que pretende fazer pelo seu estado enquanto presidente da SBQ regional?
Esse CTQ foi uma conquista, existe há três anos. É um CTQ com 20 leitos, sendo cinco de UTI para atendimento a pacientes queimados. Em breve teremos uma sala de cirurgia dentro do CTQ, que está dentro de uma estrutura hospitalar moderna, a maior do estado. Atendemos com presteza e segurança todos os casos que nos chegam, mas é um desafio, pois atendemos pacientes de todo o estado.
- Quais são os maiores desafios na região no atendimento a queimados?
Além do desafio de atender a todo o estado, somos da rede pública e também temos as dificuldades gerais, assim como todos os CTQs, como falta de insumos, mas são passageiros e temos todo o apoio da secretaria municipal de saúde. Ainda, sinto falta de atualização dos nossos profissionais, um canal de atualização dentro de nossa área profissional. Estou em alinhamento para que possamos colocar em prática, pela SBQ, essa atualização para nossos especialistas.