YD Comunicação - 23/07/2021
O cirurgião plástico Bruno Cintra é o presidente da regional da Sociedade Brasileira de Queimaduras de Sergipe (SBQ/SE).
Atualmente, ele trabalha na unidade de tratamento de queimados do Hospital de Urgências de Sergipe e conta, na edição desta semana do Fala, presidente! como começou a trabalhar com pacientes queimados e quais as suas expectativas e dificuldades como presidente da regional.
Como começou a trabalhar com pacientes com queimaduras? É a área que sempre quis e quer continuar?
Comecei a trabalhar com pacientes vítimas de queimaduras em 2005 e é a área que sempre quis trabalhar. Cirurgia plástica sempre foi um grande interesse e a temática das queimaduras me abraçou desde o primeiro contato.
É a primeira vez que faz parte da diretoria da SBQ? O que o motivou a entrar?
Não. Já fui presidente da regional algumas outras vezes. A motivação é sempre tentar alavancar o tratamento no meu estado e, principalmente, expor nossa problemática local.
O que pretende fazer pelo seu estado enquanto presidente da SBQ regional?
Uniformizar o tratamento nos mais diversos municípios, tentando minimizar óbitos e sequelas.
Quais são os maiores desafios na região no atendimento a queimados?
A cultura forte dos festejos juninos e a utilização do álcool como aquecimento domiciliar. Temos um número alarmante de casos com essas etiologias. A prevenção em escolas primárias também é um desafio que estamos buscando enfrentar.
Universidade Federal do Ceará abriu chamada pública para empresas interessadas em obter o produto