Estudantes de Medicina criam Manual de Queimaduras

YD Comunicação - 28/01/2021

O documento será em formato de e-book gratuito e recebeu apoio da SBQ

Sabe quando se está na faculdade e sente dificuldade em encontrar material didático sobre determinado assunto? Foi essa a sensação que alguns alunos de Medicina da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS) tiveram ao debater sobre queimaduras. Ao todo, 27 estudantes desenvolveram o Manual de Queimaduras para Estudantes de Medicina, ideia que surgiu durante as atividades da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da ESCS (Letes).

Derek Chaves Lopes, acadêmico do 4° ano de Medicina da ESCS, e Isabella Ferreira, do 3° ano, organizaram o projeto. “Durante o ano de 2019, éramos membros da diretoria da Letes e estruturamos o projeto. O tema faz parte do cronograma de discussões da Liga e sentimos falta de uma referência voltada especificamente para os alunos e que fosse além do atendimento inicial. A própria Letes havia elaborado um manual de primeiros socorros e pensamos que poderíamos fazer um manual mais completo, feito por estudantes, para estudantes, aprofundando mais o assunto. Com essa ideia, montamos o projeto e entramos em contato com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ)”, explica Derek.

A partir de então, o objetivo do grupo é elaborar um material claro, com densidade teórica, voltado para o estudante, que aborde os diversos aspectos que envolvem o paciente vítima de queimadura. “Buscamos abarcar desde medidas de prevenção às repercussões psicossociais e sequelas físicas relacionadas. Esperamos que o Manual sirva, ainda, para despertar o interesse dos acadêmicos sobre essa área tão complexa do cuidado em saúde”, destaca o aluno.

Conforme o presidente da SBQ, José Adorno, as queimaduras são muito pouco discutidas a nível de graduação e, por isso, quando a ideia foi apresentada para a SBQ, entenderam que seria um ótimo material para servir de referência para os alunos. “Foi uma grata surpresa. É um material muito bem construído e estamos dando todo apoio e revisão do conteúdo e dos textos. A ideia é disponibilizar em nossa plataforma e permitir acesso livre para eles, como um material importante de referência”, informa José Adorno.

Composição do Manual - O Manual de Queimaduras para Estudantes de Medicina é composto por 18 capítulos que incluem: epidemiologia, medidas de prevenção, fisiopatologia, tipos de queimaduras, atendimento, complicações, sequelas, entre outros. Atualmente, a versão, ainda considerada inicial, encontra-se em revisão, por membros da diretoria da SBQ. Nos próximos meses, desenvolverão o projeto gráfico e editorial, para posterior publicação.

A proposta é que o Manual seja publicado como e-Book gratuito e de acesso aberto a todos os estudantes e profissionais da área de saúde. Além da divulgação, por meio da Liga, o material será disponibilizado no portal da SBQ.

“Está sendo uma experiência incrível. Do ponto de vista acadêmico, o processo de busca, leitura e seleção dos artigos para a elaboração de um capítulo, por si, já é extremamente engrandecedor. Do ponto de vista pessoal, a cada dia que estudamos e aprendemos mais sobre os cuidados do paciente vítima de queimadura, percebemos o quão complexo é. Por isso, acredito que esse material possa ser de extrema valia”, conclui Derek Lopes.

 


Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida