YD Comunicação - 28/01/2021
O documento será em formato de e-book gratuito e recebeu apoio da SBQ
Sabe quando se está na faculdade e sente dificuldade em encontrar material didático sobre determinado assunto? Foi essa a sensação que alguns alunos de Medicina da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS) tiveram ao debater sobre queimaduras. Ao todo, 27 estudantes desenvolveram o Manual de Queimaduras para Estudantes de Medicina, ideia que surgiu durante as atividades da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da ESCS (Letes).
Derek Chaves Lopes, acadêmico do 4° ano de Medicina da ESCS, e Isabella Ferreira, do 3° ano, organizaram o projeto. “Durante o ano de 2019, éramos membros da diretoria da Letes e estruturamos o projeto. O tema faz parte do cronograma de discussões da Liga e sentimos falta de uma referência voltada especificamente para os alunos e que fosse além do atendimento inicial. A própria Letes havia elaborado um manual de primeiros socorros e pensamos que poderíamos fazer um manual mais completo, feito por estudantes, para estudantes, aprofundando mais o assunto. Com essa ideia, montamos o projeto e entramos em contato com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ)”, explica Derek.
A partir de então, o objetivo do grupo é elaborar um material claro, com densidade teórica, voltado para o estudante, que aborde os diversos aspectos que envolvem o paciente vítima de queimadura. “Buscamos abarcar desde medidas de prevenção às repercussões psicossociais e sequelas físicas relacionadas. Esperamos que o Manual sirva, ainda, para despertar o interesse dos acadêmicos sobre essa área tão complexa do cuidado em saúde”, destaca o aluno.
Conforme o presidente da SBQ, José Adorno, as queimaduras são muito pouco discutidas a nível de graduação e, por isso, quando a ideia foi apresentada para a SBQ, entenderam que seria um ótimo material para servir de referência para os alunos. “Foi uma grata surpresa. É um material muito bem construído e estamos dando todo apoio e revisão do conteúdo e dos textos. A ideia é disponibilizar em nossa plataforma e permitir acesso livre para eles, como um material importante de referência”, informa José Adorno.
Composição do Manual - O Manual de Queimaduras para Estudantes de Medicina é composto por 18 capítulos que incluem: epidemiologia, medidas de prevenção, fisiopatologia, tipos de queimaduras, atendimento, complicações, sequelas, entre outros. Atualmente, a versão, ainda considerada inicial, encontra-se em revisão, por membros da diretoria da SBQ. Nos próximos meses, desenvolverão o projeto gráfico e editorial, para posterior publicação.
A proposta é que o Manual seja publicado como e-Book gratuito e de acesso aberto a todos os estudantes e profissionais da área de saúde. Além da divulgação, por meio da Liga, o material será disponibilizado no portal da SBQ.
“Está sendo uma experiência incrível. Do ponto de vista acadêmico, o processo de busca, leitura e seleção dos artigos para a elaboração de um capítulo, por si, já é extremamente engrandecedor. Do ponto de vista pessoal, a cada dia que estudamos e aprendemos mais sobre os cuidados do paciente vítima de queimadura, percebemos o quão complexo é. Por isso, acredito que esse material possa ser de extrema valia”, conclui Derek Lopes.