- 05/09/2024
Fichas com as atividades desenvolvidas pela SBQ já estão disponíveis no site da associação
A parceria da Sociedade Brasileira de Queimaduras com a Escoteiros do Brasil colocou no ar a ficha de atividades do Junho Laranja, por meio do projeto EducAção Escoteira, que busca levar o Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma para dentro das escolas, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecer mais sobre o Movimento Escoteiro e interagir com crianças, adolescentes e jovens em atividades educacionais divertidas.
No site Escoteiros do Brasil, o conteúdo relacionado a queimaduras está dividido por tópico: apresentação, três fichas de atividades e dicas. Todas as atividades foram desenvolvidas pela SBQ.
Uma delas tem como tema “Prevenir é o melhor caminho”, que tem por objetivo conhecer os riscos de queimaduras em casa e as medidas de prevenção, identificando perigos e agindo de forma segura. Para isso, utilizam cartões de cenário de risco ou brinquedos para montar os cenários, kit básico de primeiros socorros e materiais informativos disponíveis no site da SBQ.
Outra atividade chama-se “Disseminando informação” que, com uso de impressos com imagens de cenários de risco no ambiente doméstico e orientações para prevenção constantes nas cartilhas digitais, levam conhecimento na comunidade local.
Os primeiros socorros são o tema de uma terceira atividade, que mostra como fazê-los de maneira segura. O Escoteiros do Brasil usará materiais da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abrcopel) sobre cuidados com eletricidade e o Manual “Primeiros Cuidados a Queimaduras”, fornecido pela SBQ.
As atividades serão trabalhadas de forma descentralizada, através da adesão voluntária das mais de 1,5 mil Unidades Escoteiras Locais (os Grupos Escoteiros) ativas em todo o território nacional. “Ficamos muito felizes com essa parceria, porque eles levam a informação a locais que a gente não consegue acessar, que é dentro da casa deles, falando diretamente com pais, avós, irmãos, tios, justamente o público que precisamos alcançar”, diz a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.