Escoteiros do Brasil aliam-se à SBQ em campanha de prevenção a queimaduras

- 18/06/2024

Pelo menos 90 mil pessoas deverão ser impactadas pelas atividades propostas


A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ganhou um aliado de peso para a campanha Junho Laranja deste ano; a União dos Escoteiros do Brasil, uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. 

As atividades serão trabalhadas de forma descentralizada, através da adesão voluntária das mais de 1,5 mil Unidades Escoteiras Locais (os Grupos Escoteiros) ativas em todo o território nacional, a partir da divulgação das Fichas de Atividades na página oficial e nas redes sociais dos Escoteiros do Brasil. 

Também serão feitas inserções de divulgação da campanha nos e-mails e nas redes sociais dos Escoteiros do Brasil. Além disso, há o propósito de incrementar as ações das campanhas dos próximos anos, abrangendo outros Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, como as especialidades.

“Considerando que os escoteiros representam uma grande rede de jovens comprometidos com o aprendizado e a prática de habilidades úteis, essa aliança permite disseminar informações vitais sobre prevenção de queimaduras de forma eficiente e abrangente”, observa a gerente-geral do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil, Ana Clara Nunes. 

Ela estima que a parceria tenha potencial de impactar, diretamente, cerca de 90 mil escoteiros e escoteiras em todo o Brasil, sendo eles em torno de  50 mil crianças. Além disso, o impacto indireto pode ser ainda maior, considerando a disseminação do conhecimento para famílias e comunidades por meio dos escoteiros.

“Ficamos muito felizes com essa parceria, porque eles aprendem com exemplos e levam a informação a locais que a gente não consegue acessar, que é dentro da casa deles, falando diretamente com pais, avós, irmãos, tios, justamente o público que precisamos alcançar”, reforça a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo, que participou de todo o processo de montagem das atividades e esteve na primeira delas, realizada no dia 16 de junho.  O embaixador da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), João José Magalhães, também participou do encontro. 

 

Parceria

A ideia da parceria surgiu em razão do tema da campanha deste ano: acidentes domésticos, com os dados apontando que a maioria deles ocorrem com crianças e idosos. “Os Escoteiros do Brasil são, tradicionalmente, participativos em campanhas de saúde, além de contar com um efetivo relevante de crianças na faixa etária das principais vítimas de queimaduras, tendo aproximadamente 80% de seus beneficiários na faixa de 6,5 a 14 anos de idade. Estas crianças (lobinhos e escoteiros) também são influentes disseminadores de informação entre seus familiares e conhecidos”, ressalta o mestre pioneiro do Grupo Escoteiro Santo Agostinho - 39/MG, Marcos Oliveira. 

As atividades mais relevantes para os menores de 10 anos priorizaram a prevenção de queimaduras, enquanto as atividades mais relevantes para os maiores de 10 anos priorizaram a disseminação de informações e os cuidados de primeiros socorros.


No próximo dia 25 de junho, a vice-presidente da SBQ, a médica Kelly de Araújo, o embaixador da Abracopel, João José Magalhães, e o mestre pioneiro do Grupo Escoteiro Santo Agostinho - 39/MG, Marcos Oliveira, participam de uma bate-papo sobre prevenção de acidentes, com transmissão no canal do Youtube da Abracopel. 

Outras Notícias

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025