Escoteiros do Brasil aliam-se à SBQ em campanha de prevenção a queimaduras

- 18/06/2024

Pelo menos 90 mil pessoas deverão ser impactadas pelas atividades propostas


A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ganhou um aliado de peso para a campanha Junho Laranja deste ano; a União dos Escoteiros do Brasil, uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. 

As atividades serão trabalhadas de forma descentralizada, através da adesão voluntária das mais de 1,5 mil Unidades Escoteiras Locais (os Grupos Escoteiros) ativas em todo o território nacional, a partir da divulgação das Fichas de Atividades na página oficial e nas redes sociais dos Escoteiros do Brasil. 

Também serão feitas inserções de divulgação da campanha nos e-mails e nas redes sociais dos Escoteiros do Brasil. Além disso, há o propósito de incrementar as ações das campanhas dos próximos anos, abrangendo outros Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, como as especialidades.

“Considerando que os escoteiros representam uma grande rede de jovens comprometidos com o aprendizado e a prática de habilidades úteis, essa aliança permite disseminar informações vitais sobre prevenção de queimaduras de forma eficiente e abrangente”, observa a gerente-geral do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil, Ana Clara Nunes. 

Ela estima que a parceria tenha potencial de impactar, diretamente, cerca de 90 mil escoteiros e escoteiras em todo o Brasil, sendo eles em torno de  50 mil crianças. Além disso, o impacto indireto pode ser ainda maior, considerando a disseminação do conhecimento para famílias e comunidades por meio dos escoteiros.

“Ficamos muito felizes com essa parceria, porque eles aprendem com exemplos e levam a informação a locais que a gente não consegue acessar, que é dentro da casa deles, falando diretamente com pais, avós, irmãos, tios, justamente o público que precisamos alcançar”, reforça a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo, que participou de todo o processo de montagem das atividades e esteve na primeira delas, realizada no dia 16 de junho.  O embaixador da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), João José Magalhães, também participou do encontro. 

 

Parceria

A ideia da parceria surgiu em razão do tema da campanha deste ano: acidentes domésticos, com os dados apontando que a maioria deles ocorrem com crianças e idosos. “Os Escoteiros do Brasil são, tradicionalmente, participativos em campanhas de saúde, além de contar com um efetivo relevante de crianças na faixa etária das principais vítimas de queimaduras, tendo aproximadamente 80% de seus beneficiários na faixa de 6,5 a 14 anos de idade. Estas crianças (lobinhos e escoteiros) também são influentes disseminadores de informação entre seus familiares e conhecidos”, ressalta o mestre pioneiro do Grupo Escoteiro Santo Agostinho - 39/MG, Marcos Oliveira. 

As atividades mais relevantes para os menores de 10 anos priorizaram a prevenção de queimaduras, enquanto as atividades mais relevantes para os maiores de 10 anos priorizaram a disseminação de informações e os cuidados de primeiros socorros.


No próximo dia 25 de junho, a vice-presidente da SBQ, a médica Kelly de Araújo, o embaixador da Abracopel, João José Magalhães, e o mestre pioneiro do Grupo Escoteiro Santo Agostinho - 39/MG, Marcos Oliveira, participam de uma bate-papo sobre prevenção de acidentes, com transmissão no canal do Youtube da Abracopel. 

Outras Notícias

SIG Queimaduras de 17 de julho falará sobre protocolo de sepses no queimado

Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

Programação preliminar do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras está disponível no site do evento

Cicatrizes de queimaduras será tema de palestra online nesta quarta-feira (3)

Camp Samba chega à sua 7ª edição nos dias 14 a 17 de julho

Campanha Junho Laranja encerra com engajamento que dá orgulho à SBQ

Atenção com crianças com alguma deficiência deve ser redobrada

SBQ pactua projeto piloto de DDT de queimados na Central de Regulação de Divinópolis

Divinópolis (MG) recebe Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado (CNNAQ)

Queimadura em idosos exige cuidado redobrado

Cidades do Brasil incluem o Junho Laranja no calendário oficial de eventos

Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

No dia de São João, o alerta é para cuidado com fogueiras, fogos e líquidos quentes

Última semana de junho terá duas lives sobre inovações tecnológicas

Dois presidentes regionais da SBQ são eleitos conselheiros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)

Junho Laranja: crianças são as principais vítimas de queimaduras no Brasil

CBQ 2024: Prorrogado prazo para submissão dos trabalhos

Parceria entre SBQ, Fepecs e Abracopel pretende monitorar dados de queimaduras no Brasil

Médico usou poema para fazer uma das primeiras campanhas de prevenção a queimaduras do Brasil