Escoteiros do Brasil aliam-se à SBQ em campanha de prevenção a queimaduras

- 18/06/2024

Pelo menos 90 mil pessoas deverão ser impactadas pelas atividades propostas


A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ganhou um aliado de peso para a campanha Junho Laranja deste ano; a União dos Escoteiros do Brasil, uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. 

As atividades serão trabalhadas de forma descentralizada, através da adesão voluntária das mais de 1,5 mil Unidades Escoteiras Locais (os Grupos Escoteiros) ativas em todo o território nacional, a partir da divulgação das Fichas de Atividades na página oficial e nas redes sociais dos Escoteiros do Brasil. 

Também serão feitas inserções de divulgação da campanha nos e-mails e nas redes sociais dos Escoteiros do Brasil. Além disso, há o propósito de incrementar as ações das campanhas dos próximos anos, abrangendo outros Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, como as especialidades.

“Considerando que os escoteiros representam uma grande rede de jovens comprometidos com o aprendizado e a prática de habilidades úteis, essa aliança permite disseminar informações vitais sobre prevenção de queimaduras de forma eficiente e abrangente”, observa a gerente-geral do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil, Ana Clara Nunes. 

Ela estima que a parceria tenha potencial de impactar, diretamente, cerca de 90 mil escoteiros e escoteiras em todo o Brasil, sendo eles em torno de  50 mil crianças. Além disso, o impacto indireto pode ser ainda maior, considerando a disseminação do conhecimento para famílias e comunidades por meio dos escoteiros.

“Ficamos muito felizes com essa parceria, porque eles aprendem com exemplos e levam a informação a locais que a gente não consegue acessar, que é dentro da casa deles, falando diretamente com pais, avós, irmãos, tios, justamente o público que precisamos alcançar”, reforça a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo, que participou de todo o processo de montagem das atividades e esteve na primeira delas, realizada no dia 16 de junho.  O embaixador da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), João José Magalhães, também participou do encontro. 

 

Parceria

A ideia da parceria surgiu em razão do tema da campanha deste ano: acidentes domésticos, com os dados apontando que a maioria deles ocorrem com crianças e idosos. “Os Escoteiros do Brasil são, tradicionalmente, participativos em campanhas de saúde, além de contar com um efetivo relevante de crianças na faixa etária das principais vítimas de queimaduras, tendo aproximadamente 80% de seus beneficiários na faixa de 6,5 a 14 anos de idade. Estas crianças (lobinhos e escoteiros) também são influentes disseminadores de informação entre seus familiares e conhecidos”, ressalta o mestre pioneiro do Grupo Escoteiro Santo Agostinho - 39/MG, Marcos Oliveira. 

As atividades mais relevantes para os menores de 10 anos priorizaram a prevenção de queimaduras, enquanto as atividades mais relevantes para os maiores de 10 anos priorizaram a disseminação de informações e os cuidados de primeiros socorros.


No próximo dia 25 de junho, a vice-presidente da SBQ, a médica Kelly de Araújo, o embaixador da Abracopel, João José Magalhães, e o mestre pioneiro do Grupo Escoteiro Santo Agostinho - 39/MG, Marcos Oliveira, participam de uma bate-papo sobre prevenção de acidentes, com transmissão no canal do Youtube da Abracopel. 

Outras Notícias

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!

Eu venci: Paulinho Lima não tem superpoderes, mas lutou pela vida como se tivesse...

Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

Fala, presidente!

Primeiro semestre tem congressos, jornadas e o retorno do SIG Queimaduras

Violência contra a mulher será tema da campanha Junho Laranja 2025