Equipe que estuda uso de pele de tilápia em queimaduras recebe três prêmios seguidos

YD Comunicação - 26/11/2021

Em apenas 15 dias, os profissionais foram reconhecidos pelo trabalho de pesquisa, totalizando 19 premiações já recebidas

Há sete anos o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará pesquisa sobre a pele de tilápia no tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa. Coordenada pelo cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Edmar Maciel, a equipe recebeu recentemente três prêmios, em menos de 15 dias.

“Até o ano passado, a pesquisa da tilápia já tinha recebido 16 prêmios, todos em primeiro lugar, mas com a pandemia, as premiações pararam e voltaram agora. Então, em apenas 15 dias recebemos três novas premiações em primeiro lugar e isso só mostra a importância da pesquisa. Ainda mais por que foi em três áreas diferentes, com três pesquisadores distintos, o que mostra o comprometimento de todos da equipe. Ou seja, todos participam, todos crescem”, explica Edmar Maciel.

A premiação mais recente, a “Mentes da Inovação”, foi em 24 de novembro, concedida pela Bayer a um grupo de alunos de pós-graduação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, coordenado pelo professor Odorico Moraes. O trabalho ganhador foi “O curativo biológico de pele de tilápia liofilizada: um novo dispositivo regenerativo para tratamento de feridas, queimaduras e cirurgias plásticas reparadoras”.

Outra premiação foi dada a um grupo da ginecologia, coordenado por Leonardo Bezerra, médico e professor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. O estudo “A pele de tilápia na saúde sexual feminina e cirurgias reparadoras complexas: recuperação da função sexual de mulheres com estenose e malformação vaginal, autoaceitação de mulheres transgênero e reparo de sindactilia grave” foi o vencedor da categoria Tratamento, do Prêmio Dasa de Inovação Médica, com Veja Saúde 2021.

Fechando o trio, o VII Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária premiou Mirza Melo pelo trabalho “Enxerto de pele de tilápia em úlcera de córnea de cães”.

TAMANHO DO ESTUDO – A Pesquisa da Pele de Tilápia conta com 297 pesquisadores, espalhados em nove estados brasileiros (Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia) e em oito países Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Colômbia, Guatemala, Argentina e Equador).

Já foram 26 publicações em revistas nacionais e internacionais; estudos feitos em parceria com a Nasa, Fiocruz e Butantan; citação da pesquisa em quatro seriados internacionais: Grey's Anatomy, Good Doctor, Vampiros e The Residente; além de sair em mais de 760 matérias pela imprensa.

Outras Notícias

Réchaud e fondue oferecem riscos de queimaduras

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados