YD Comunicação - 26/06/2023
O ideal é contratar um profissional habilitado para o trabalho. Em 2021 e 2022, foram registrados 1.751 acidentes com choques elétricos
Dentro de casa, pequenos serviços com eletricidade podem causar queimaduras, choques elétricos e até levar a pessoa a óbito. De acordo com dados da Abracopel, em 2021, foram registrados 898 casos de choques elétricos, sendo 224 não fatais e 674 fatais. Em 2022, houve uma leve redução: ocorreram 853 acidentes, 261 não fatais e 592 fatais.
"Como não conhecem os riscos, comumente as pessoas acabam se acidentando, principalmente, por choque elétrico. Aventuram-se em fazer instalações, até mesmo na rede energizada, e acabam levando um choque", relata o diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho.
Outro acidente comum em instalações elétricas, conforme cita Edson, são os arcos elétricos, gerados no curto circuito, em que a pessoa acaba colocando, sem querer, um fio energizado em outro e acontece o acidente.
Para evitar imprevistos, é importante conhecer os riscos, fazer uma análise preliminar deles e, consequentemente, usar proteção específica para a atividade. Para evitar contratempos, um profissional habilitado é indicado para resolver a situação com segurança.
Acidentes - A queimadura elétrica acontece de dentro para fora, ou seja, a corrente elétrica passa por dentro do corpo da pessoa.
"Ela percorre alguns trajetos e pode atingir órgãos vitais. Geralmente, por onde ela sai, provoca queimaduras de terceiro grau com áreas de necrose e pode atingir até a região óssea", observa o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) da regional Rio de Janeiro, Bruno Bianco.
Em caso de choque elétrico, a primeira atitude é desligar a fonte de energia, a chave geral ou o disjuntor. Não se deve, em hipótese alguma, encostar na pessoa para que a corrente não transfira. Depois de constatado que não há mais a fonte de energia, chamar imediatamente o serviço médico.
A presidente da SBQ regional de Sergipe, Wandressa Nascimento Santos, alerta para os cuidados ao manusear a rede elétrica. "O ideal é chamar um técnico especialista, nas reformas de casa, atenção quando usar andaimes ou algo que possa atingir a rede elétrica. O profissional habilitado deverá usar equipamentos de proteção e qualquer problema com a rede elétrica, a companhia elétrica da cidade deve ser acionada", alerta Wandressa.