Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras deste ano traz alerta para riscos de queimaduras elétricas

YD Comunicação - 06/06/2023

Foco da campanha é orientar para evitar acidentes.

Estatísticas apontam que cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras todos os anos no Brasil. Com o objetivo de alertar para o risco e prevenir acidentes envolvendo queimaduras, foi instituído, em 2009, pela Lei nº 12.026, o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado neste 6 de junho em todo o Brasil.

Além disso, com o mesmo objetivo, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 3743/2021, de autoria de Roberto de Lucena (PODE-SP), que visa instituir oficialmente o mês “Junho Laranja”. Neste momento, o PL aguarda designação do Relator na Comissão de Saúde da Casa.

“No tratamento das queimaduras no Brasil ainda existem muitas lacunas de desenvolvimento, desde a políticas de promoção de saúde, processos educativos de prevenção à capacitação e melhor desenvolvimento de todas as densidades tecnológicas implicadas no cuidado a este trauma”, alertou o ex-deputado Roberto de Lucena na apresentação do Projeto de Lei..

Campanha Junho Laranja

Neste ano, a campanha Junho Laranja da SQB foca na importância da prevenção de acidentes elétricos que, segundo dados do Ministério da Saúde, levaram a mais de 19 mil óbitos entre 2015 e 2020. 

“A escolha do tema, que foca em acidentes elétricos e queimaduras com eletricidade, se deu após a divulgação dos dados do Ministério da Saúde, que apontaram que quase 46% das mortes por queimaduras no Brasil aconteceram em decorrência de acidentes com eletricidade. Ou seja, isso representa quase metade dos óbitos desse tipo. Isso é muito grave”, afirmou a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.

O técnico em refrigeração Jocimar Fonseca faz parte da estatística. Ele foi vítima de queimadura por eletricidade em 2020, quando o maçarico que utilizava caiu em uma fiação, gerando uma descarga elétrica sobre ele. Na ocasião, ele trabalhava desacompanhado e sem equipamentos e roupas adequadas. “O meu acidente poderia ter sido evitado se eu estivesse com um auxiliar, usando equipamentos de segurança e tivesse tomado os devidos cuidados para me prevenir dos riscos”, alertou.

Para conscientizar a população, a SBQ, com apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), está promovendo diversas ações no mês de junho e contará com o trabalho das diretorias regionais da sociedade, parceiros como sociedades médicas e o patrocínio das empresas Mölnlycke, Efe e Convatec. 

A vice-presidente da SBQ traz exemplos de países que focam na prevenção e têm baixos números de acidentes. “Nos países desenvolvidos não é comum as pessoas se queimarem. Logo, onde se tem o hábito de investir em prevenção e orientar, se tem menos queimaduras. E esse é o foco da campanha, orientar para evitar acidentes”, salientou a médica Kelly de Araújo. 

Neste sentido, está sendo realizada uma agenda de atividades, que traz apresentações teatrais, seminários, lives e divulgação de material explicativo sobre os riscos e meio de prevenção. Para acompanhar, basta acessar o site e as redes sociais da SQB.

Vale ressaltar que, além dos acidentes com eletricidade, as queimaduras também podem ocorrer em diversas circunstâncias, como: por fatores térmicos envolvendo fontes de calor como fogo, água, vapor e exposição ao sol; fatores químicos relacionados a substâncias como ácidos e solventes, e também por acidentes envolvendo radioatividade. Portanto, a prevenção é sempre muito importante.

Acompanhe a SBQ nas redes sociais e fique por dentro.


Outras Notícias

CNNAQ está com data marcada. Não perca a chance de participar do curso completo sobre normatização de atendimento ao queimado

Edital de Convocação - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!