YD Comunicação - 06/06/2023
Foco da campanha é orientar para evitar acidentes.
Estatísticas apontam que cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras todos os anos no Brasil. Com o objetivo de alertar para o risco e prevenir acidentes envolvendo queimaduras, foi instituído, em 2009, pela Lei nº 12.026, o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado neste 6 de junho em todo o Brasil.
Além disso, com o mesmo objetivo, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 3743/2021, de autoria de Roberto de Lucena (PODE-SP), que visa instituir oficialmente o mês “Junho Laranja”. Neste momento, o PL aguarda designação do Relator na Comissão de Saúde da Casa.
“No tratamento das queimaduras no Brasil ainda existem muitas lacunas de desenvolvimento, desde a políticas de promoção de saúde, processos educativos de prevenção à capacitação e melhor desenvolvimento de todas as densidades tecnológicas implicadas no cuidado a este trauma”, alertou o ex-deputado Roberto de Lucena na apresentação do Projeto de Lei..
Campanha Junho Laranja
Neste ano, a campanha Junho Laranja da SQB foca na importância da prevenção de acidentes elétricos que, segundo dados do Ministério da Saúde, levaram a mais de 19 mil óbitos entre 2015 e 2020.
“A escolha do tema, que foca em acidentes elétricos e queimaduras com eletricidade, se deu após a divulgação dos dados do Ministério da Saúde, que apontaram que quase 46% das mortes por queimaduras no Brasil aconteceram em decorrência de acidentes com eletricidade. Ou seja, isso representa quase metade dos óbitos desse tipo. Isso é muito grave”, afirmou a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.
O técnico em refrigeração Jocimar Fonseca faz parte da estatística. Ele foi vítima de queimadura por eletricidade em 2020, quando o maçarico que utilizava caiu em uma fiação, gerando uma descarga elétrica sobre ele. Na ocasião, ele trabalhava desacompanhado e sem equipamentos e roupas adequadas. “O meu acidente poderia ter sido evitado se eu estivesse com um auxiliar, usando equipamentos de segurança e tivesse tomado os devidos cuidados para me prevenir dos riscos”, alertou.
Para conscientizar a população, a SBQ, com apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), está promovendo diversas ações no mês de junho e contará com o trabalho das diretorias regionais da sociedade, parceiros como sociedades médicas e o patrocínio das empresas Mölnlycke, Efe e Convatec.
A vice-presidente da SBQ traz exemplos de países que focam na prevenção e têm baixos números de acidentes. “Nos países desenvolvidos não é comum as pessoas se queimarem. Logo, onde se tem o hábito de investir em prevenção e orientar, se tem menos queimaduras. E esse é o foco da campanha, orientar para evitar acidentes”, salientou a médica Kelly de Araújo.
Neste sentido, está sendo realizada uma agenda de atividades, que traz apresentações teatrais, seminários, lives e divulgação de material explicativo sobre os riscos e meio de prevenção. Para acompanhar, basta acessar o site e as redes sociais da SQB.
Vale ressaltar que, além dos acidentes com eletricidade, as queimaduras também podem ocorrer em diversas circunstâncias, como: por fatores térmicos envolvendo fontes de calor como fogo, água, vapor e exposição ao sol; fatores químicos relacionados a substâncias como ácidos e solventes, e também por acidentes envolvendo radioatividade. Portanto, a prevenção é sempre muito importante.
Acompanhe a SBQ nas redes sociais e fique por dentro.