YD Comunicação - 06/06/2022
Celebrada hoje, a data foi instituída por lei e representa a busca por melhores condições ao paciente queimado
A Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009, instituiu 6 de junho como o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, com o objetivo de divulgar as medidas preventivas para a redução de acidentes. Essa é a missão da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SQB), que antes mesmo da lei, difunde ações que proporcionam atendimento qualificado ao paciente com queimaduras e atua junto ao poder público e à sociedade civil em campanhas que promovam a prevenção de acidentes.
Edmar Maciel é ex-presidente da SBQ e um dos que iniciou a campanha e a luta pela instituição da data. Segundo ele, em 1999, durante um congresso organizado pela Sociedade, teve a ideia de criar um dia específico para o paciente queimado e, em reunião com a diretoria, definiram a data de 6 de junho. “É a mesma data de fundação da SBQ e isso, à época, levei ao Senado Federal e, em 2009, conseguimos que a data fosse promulgada”, lembra.
Em 2001, criaram uma campanha para prevenção das queimaduras, cujo slogan era “Queimadura marca para o resto da vida” e, então, conforme o ex-presidente, o dia se tornou um marco no país, com campanhas preventivas para os graves acidentes, que deixam muitas vítimas anualmente.
Dessa forma, de acordo com o atual presidente da SBQ, José Adorno, o fato de criar um mês de campanha sobre queimaduras dá a oportunidade de debater mais sobre queimaduras com a população e com as lideranças políticas e privadas. “Conseguimos tornar o mês cultural para a discussão sobre queimaduras e estamos colocando, cada vez de forma mais consolidada, na agenda da saúde e da população”, destaca.
PROJETO DE LEI – Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 3743/2021, de autoria de Roberto de Lucena (PODE-SP), que institui o mês “Junho Laranja”, dedicado à conscientização e à prevenção de queimaduras. O PL aguarda o parecer do relator na Comissão de Seguridade Social e Família.
“Enviamos o projeto de lei com o propósito de instituir o “Junho Laranja”, dedicado à conscientização sobre a realidade das queimaduras no Brasil, com foco na prevenção e atendimento global ao paciente queimado. A queimadura é uma questão de saúde pública e deve ser vista com mais atenção pelas autoridades”, esclarece o deputado Roberto de Lucena.